O juiz admitiu que a ação foi protesto contra a prisão de Lula
Na segunda-feira (22), o ex-procurador Deltan Dallagnol informou nas redes sociais que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), de Curitiba, afastou o juiz Eduardo Appio, novo responsável pela Lava Jato.
Eduardo Appio foi afastado devido acusação de ameaça, onde ele assinava em sistema eletrônico da Justiça Federal como “LUL22“.
“URGENTE: TRF4 acaba de afastar o juiz militante “LUL22” da Lava Jato. O Tribunal descobriu que a ligação com ameaças feita ao filho do desembargador Marcelo Malucelli foi feita por Appio – conduta absolutamente inacreditável por parte de um juiz federal, capaz de gerar demissão”, escreveu Dallagnol em suas redes sociais.
Em abril, o advogado João Eduardo Barreto Malucelli, filho do desembargador e namorado da filha do senador Sergio Moro, registraram um boletim de ocorrência alegando ter recebido uma ameaça.
A ligação foi feita um dia após o desembargador acolher o pedido do MPF contra o doleiro Rodrigo Tacla Duran que teve a prisão revogada pelo novo juiz da 13º Vara. Na decisão, Malucelli entendeu que Eduardo Appio não poderia ter decidido num processo que já havia sido paralisado pelo ministro Ricardo Lewandowski.