A Juíza Arianna Rodrigues de Carvalho Saraiva, titular da 1ª Vara da Comarca de Pinheiro, anunciou mudanças nas regras da inscrição de casais para o Projeto “Casamentos Comunitários”.
Por meio da Portaria-TJ 4254/2023, a juíza comunicou a mudanças no calendário do projeto, aumentando o prazo de inscrição e alterando a data de realização da cerimônia de casamento comunitário.
O período de inscrição e entrega dos documentos para inscrição foi aumentado em mais oito dias, encerrando no dia 13 de outubro. Já a data de realização do casamento comunitário mudou para o dia 23 de novembro, às 17 horas.
Essas mudanças permitirão que mais casais participem da celebração comunitária, que será realizada de forma presencial, no Estádio Municipal Costa Rodrigues, em Pinheiro.
INSCRIÇÃO NO CARTÓRIO DO 2º OFÍCIO
A competência para receber e encaminhar os pedidos de habilitação do casamento comunitário é do 2º Ofício de Pinheiro (Rua Luís Domingues, nº 328, Centro). Depois da inscrição e antes do dia do casamento, os casais deverão ir ao cartório, acompanhado de testemunhas, por meio de agendamento, para assinar o “Termo de Casamento”.
Para a inscrição, é necessário apresentar os seguintes documentos:
– Certidão de nascimento dos nubentes, sendo solteiros;
– Certidão de óbito do cônjuge falecido para nubente(s) o(s) viúvo(s);
– Certidão de casamento com a separação judicial, ou, divórcio averbado em cartório, para nubentes separados ou divorciados;
– Autorização dos pais, se um ou os dois nubentes tiverem entre 16 e 18 anos;
– Carteira de Identidade e CPF de ambos os nubentes – frente e verso;
– Comprovante de endereço de ambos os nubentes;
– Declaração de cada nubente, escrita à mão, aceitando contrair matrimônio e atestando a veracidade das informações prestadas, com assinatura igual ao do
documento de identificação apresentado, contendo, ao final, a assinatura de duas testemunhas, com a anotação dos números dos documentos de identificação.
– Carteira de Identidade das testemunhas e
– Número de telefone para contato.