O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, nesta segunda-feira (16), o empresário Daniel Noboa, eleito para ocupar a Presidência do Equador por 15 meses, e o convidou a trabalharem juntos pelo desenvolvimento e integração da América do Sul.
– O governo brasileiro felicita as autoridades e o povo equatoriano pela realização do segundo turno do pleito presidencial em ambiente de harmonia e congraçamento democrático – afirma a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
No comunicado, o governo Lula “faz votos de pleno êxito ao presidente eleito no desempenho de seu futuro mandato” e expressa sua “disposição de buscar o aprofundamento contínuo da relação bilateral, em prol do desenvolvimento das duas sociedades e de toda a região sul-americana”.
Noboa, de 32 anos e herdeiro de um império econômico bananeiro, venceu neste domingo (15) o segundo turno das eleições com 52% dos votos, ante os 48% obtidos pela candidata de esquerda Luisa González, apoiada pelo ex-presidente Rafael Correa.
O jovem empresário governará até 2025 e completará o mandato que corresponde ao atual presidente, o conservador Guillermo Lasso, que em maio decidiu antecipar as eleições e deixar o cargo precocemente em meio a uma grave crise política e de segurança.
*EFE