Irmão do governador Cláudio Castro é alvo de operação da PF

Nesta quarta-feira (20), a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação de busca e apreensão contra Vinícius Sarciá Rocha, irmão do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O mandado foi expedido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) como parte da investigação que apura suposta corrupção e lavagem de dinheiro em programas assistenciais do estado do Rio.

Rocha é presidente do Conselho de Administração da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio). De acordo com a PF, a ação foi decretada após serem identificados “pagamentos de vantagens ilícitas variáveis entre 5% e 25% dos valores dos contratos na área de assistência social, que totalizam mais de R$ 70 milhões”.

Segundo informações do colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, durante a ação, os agentes encontraram dinheiro vivo na casa de Rocha e estão contando para saber o valor do montante.

Além do irmão de Castro, a operação mira ainda Astrid de Souza Brasil Nunes, subsecretária de Integração Sociogovernamental e de Projetos Especiais da Secretaria de Estado de Governo, e Allan Borges Nogueira, gestor de Governança Socioambiental da CEDAE.

Ainda como parte da ação – batizada de Sétimo Mandamento, que diz “não furtarás” -, os agentes estão executando medidas de afastamento de sigilo bancário, fiscal e de sigilo.

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes