Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aplicado nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, podem verificar o resultado da prova a partir desta terça-feira (16).
O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) pode ser conferido na Página do Participante, com o login único da plataforma gov.br. Aqueles que participaram como “treineiros”, apenas com o objetivo de autoavaliação, terão as notas divulgadas em março.
Já o espelho com a avaliação das redações estará disponível em até 90 dias após os resultados. Importante lembrar que o espelho contém as observações feitas pelos avaliadores, que explicam a nota final.
O ENEM é o principal meio usado por quem deseja ter acesso ao ensino superior no país, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), usado para dar entrada nas universidades públicos e de programas como o Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES).
Dessa vez, o Sisu, que costuma abrir concorrência duas vezes ao ano – uma no primeiro semestre e outra no segundo – terá edição única pela primeira vez na história. Mesmo que um estudante queira concorrer a vagas do segundo semestre de 2024, deverá fazer a inscrição no mês de fevereiro como todos os outros candidatos.