Nível do Rio Tocantins sobe 7,6M e Defesa Civil emite alerta em Imperatriz

O nível do Rio Tocantins alcançou a marca de 7 metros e 60 centímetros acima do considerado normal para esta época do ano. Cerca de 100 famílias foram afetadas pela elevação do nível do rio.

Na manhã do último sábado (24), agentes da Defesa Civil do município intensificassem seus esforços, alertando as famílias que residem às margens do rio Tocantins sobre o iminente risco de inundação.

Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil de Imperatriz, informou que cerca de 100 famílias foram atingidas pelo aumento do rio, algumas relutando em deixar suas casas na esperança de que o nível da água diminua.

“Muitos concordaram em sair de suas casas para os abrigos, mas ainda tem aqueles que relutam, que preferem correr o risco de continuar onde estão. Atualmente, mobilizamos ônibus e carros para ajudar no deslocamento das famílias”, esclareceu o superintendente.

A prefeitura disponibilizou quatro abrigos, sendo duas escolas e duas igrejas, para acolher os deslocados. Segundo Galvão, os locais mais afetados pela enchente são o Beira Rio, Porto da Balsa, Caema e Leandra. Já o Colina Park, geralmente afetado em situações semelhantes, ainda não foi atingido pela alta do rio.

Rosimar Alves, dona de casa e moradora da Rua Luís Domingues há 35 anos, está familiarizada com a situação recorrente de enchentes e já adotou medidas preventivas, como transferir seus pertences para um local seguro quando necessário.

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes