Arqueólogos encontram vala com mais de mil esqueletos na Alemanha

Mil esqueletos de vítimas da peste foram encontrados até agora em valas comuns no centro da cidade de Nuremberg. Especialistas acreditam poder conter um total de mais de 1.500 pessoas, de acordo com um comunicado de imprensa publicado terça-feira (5).

A descoberta foi feita durante um levantamento arqueológico antes da construção de novos edifícios residenciais na cidade.

Segundo o representante do departamento de conservação do patrimônio de Nuremberg, Melanie Langbein, foram identificados oito poços de peste bubônica, cada um contendo várias centenas de corpos. 

Os arqueólogos usaram a validação por radiocarbono para datar uma vala comum entre o final de 1400 e o início de 1600, e encontraram fragmentos de cerâmica e moedas datadas do final dessa faixa no local.

O próximo passo é o trabalho para concluir a escavação, bem como a limpeza e análise do material ósseo. Haverá também colaborações com instituições interessadas em determinados aspectos das descobertas, incluindo a análise do genoma da peste e a investigação de ovos de parasitas no solo.

 

 

 

 

 

 

 

Leilane Vilaça sob supervisão