Muita gente tem dúvidas em relação à periodicidade da limpeza da casa, pois, com a rotina corrida, é preciso destinar um tempo na agenda especificamente para essa tarefa. Entretanto, o tempo entre uma faxina e outra vai depender muito do tipo de limpeza que será feita.
1. Elimine a ferrugem com limão e sal
Quem já teve que lidar com ferrugem em janelas, portas e box do banheiro, sabe que esse é um estrago que normalmente é difícil de resolver. Afinal apenas água e sabão não vão remover a cor alaranjada de superfícies metálicas.
Por isso, encontrar formas de remover a ferrugem pode ser um truque e tanto para você colocar em prática agora mesmo! O limão é ácido e, dependendo do estado da superfície, ele sozinho já conseguirá limpar a área. Mas, caso a ferrugem esteja em estado avançado, experimente adicionar bicarbonato de sódio.
Para que esta mistura funcione, você deve espremer o suco de um limão sobre a mancha, adicionar uma pitada de sal e deixar agir de um dia para o outro. Depois, basta passar um pano úmido!
2. Faça seu próprio limpa-vidro
Vidros são superfícies que costumam acumular muitas sujeiras e manchas. Por ser uma superfície reflexiva, é fácil perceber quando há acúmulo de pó, marcas de mão ou de água.
A boa notícia é que você não precisa gastar mais para ter um produto que faça a limpeza de modo completo. É possível fazer o próprio limpa-vidro com produtos que normalmente temos em casa. Você vai precisar de:
1 frasco borrifador;
1 xícara de chá de água;
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de álcool
Algumas gotas de óleo essencial de sua preferência
Agite a mistura e aplique sobre a superfície. Logo em seguida, limpe com um pano que não solte fiapos de tecidos, como uma flanela ou toalha de microfibra.
3. Limpe o banheiro com refrigerante
Não, você não leu errado! Essa é uma dica um pouco diferente mas que é muito utilizada porque realmente funciona. O refrigerante é uma substância abrasiva, ou seja, por natureza ela pode agir dissolvendo determinadas substâncias de forma fácil, como a sujeira, por exemplo.
Por isso, ele pode ser um grande aliado na higienização do banheiro. A ideia é colocar um copo de refrigerante de cola, que é o mais forte, no vaso sanitário e deixar agir de um dia para o outro. Ao dar descarga no dia seguinte, você verá que aquelas manchas de sujeira mais difíceis terão desaparecido!
4. Limpe as torneiras com vinagre
As torneiras de inox costumam acumular muitas manchas de respingos de água, poeira e até restos de alimentos. Com isso, perdem o brilho e deixam a pia com a impressão de que não está completamente limpa.
A solução para deixar essa parte da cozinha bem higienizada, sem manchas e com brilho é utilizar, também, uma solução a base de vinagre. Para realizar esse procedimento, pegue uma toalha macia e umedeça com a substância. Em seguida, enrole na torneira e deixe agindo por aproximadamente 40 minutos. Depois disso, jogue um pouco de água e seque com uma flanela.
Quer uma dica extra? Passe creme dental em toda superfície da torneira e em seguida lave. O resultado será uma superfície ainda mais brilhante.
Atlas