Confira 12 dicas para tirar manchas das roupas

As manchas comprometem a aparência das peças, fazendo com que fiquem com um aspecto de descuidada. Em casos mais graves, a depender do tipo, local e tamanho de mancha, a roupa fica praticamente impossível de ser usada. Para evitar que isso aconteça com você, preparamos algumas dicas incríveis para tirar manchas das roupas.

1 – Remova a mancha da roupa imediatamente
Quanto mais seca estiver a mancha, mais difícil ela será removida. Por isso, é fundamental removê-la o quanto antes. Caiu algum líquido, tinta ou resíduo de alimento na peça? Corra para limpar — claro, se a situação permitir. Em pleno jantar romântico, se a roupa sujar de vinho, não precisa ir lavá-la de imediato, não é mesmo?

2 – Faça a limpeza da mancha com muita calma e paciência
Parece contraditório, mas para tirar manchas das roupas, ao mesmo tempo em que a higienização deve ser feita imediatamente, ela requer calma, pois, muitas vezes, a pressa é inimiga da perfeição. Então, a dica é esperar os produtos de limpeza agirem para a mancha ceder. Além disso, não se desespere na hora de esfregá-la. Movimentos suaves e repetitivos preservam a integridade do tecido.

3 – Evite lavar as roupas manchadas junto com as outras roupas
Colocar as roupas para lavar na máquina, independentemente de estarem manchadas, pode parecer uma solução prática e rápida. De fato, a lavagem indiscriminada na máquina traz agilidade e praticidade, porém, quando existem peças manchadas no meio, a condição da mancha pode agravar. O ideal é que a mancha seja removida primeiramente e, só depois, coloque a roupa junto de outras peças de tons similares para lavar normalmente.

4 – Respeite o tipo de tecido na hora da lavagem                                                                                                  Tão ruim quanto roupa manchada, é roupa desbotada. Conforme o método de limpeza e produto utilizado no tecido, a mancha pode até sair, mas, junto com ela, a cor da peça também vai embora. Para impedir que isso aconteça com suas roupas, procure respeitar o material dos itens de vestuário. Leia as instruções de lavagem da etiqueta e lembre-se de que nem todos os tecidos podem receber o tratamento de um produto de tirar manchas e alvejantes.

5 – Aposte em sabão líquido como produto curinga
Um produto que ajuda a remover praticamente todos os tipos de manchas é o sabão líquido. Ele é melhor do que os alvejantes em pó, que geralmente são agressivos e podem danificar as roupas. Se alguma roupa manchar, aplique sabão líquido concentrado apenas sobre a mancha. Deixe o produto agir por 5 minutos e depois esfregue suavemente. É importante que você não deixe o produto secar, pois o sabão descolore o tecido.

6 – Deixe a roupa de molho por pouco tempo
No caso de manchas mais intensas, colocar as roupas de molho é uma alternativa. No entanto, deixar as roupas submersas em água pode facilitar a remoção das manchas. Mas, cuidado: se elas permanecerem assim por muito tempo, a sujeira concentrada pode contaminar a água e encardir o tecido.

7 – Utilize soluções caseiras para tirar manchas das roupas
Você sabia que algumas soluções caseiras podem remover por completo as manchas? Manchas de ferrugem, por exemplo, saem com suco de limão. A mistura de bicarbonato de sódio com vinagre branco e água morna também é uma solução poderosa para dar adeus às manchas. Vale a pena testar!

8 – Use produtos específicos para cada tipo de mancha                                                                                          Cada tipo de mancha requer um tipo de limpeza. Para limpar mancha de caneta esferográfica, por exemplo, use detergente. Manchas de molho de tomate e suco de uva, por sua vez, pedem limpeza com sabão líquido. Já as manchas de mofo podem ser tiradas com álcool líquido, água sanitária ou produtos de limpeza pesada. O sal ajuda a tirar mancha de ferrugem, leite quente remove manchas de fruta, talco ameniza as manchas de gordura e óleo de amêndoas ajuda a retirar as manchas de graxa. Viu quantas possibilidades?

9 – Lave a peça com água morna
A temperatura mais elevada da água tem um efeito emoliente, ou seja, ela amolece a mancha e torna a sujeira mais fácil de ser removida. Prefira a água morna à quente, pois a temperatura elevada demais pode danificar as fibras do tecido e, até mesmo, alterar a cor da sua roupa.

10 – Repita o processo de limpeza quantas vezes forem necessárias
Nem sempre você vai obter sucesso na primeira tentativa de limpeza. Se a mancha persistir, não desista também. Paciência e insistência são fundamentais para quem deseja ter a roupa novinha em folha e livre das manchas. Aos poucos, a marca/sujeira vai ficando mais suave, até que ela se apague de vez. Caso queira, experimente estratégias diferentes de limpeza a cada tentativa.

11 – Busque ajuda especializada quando for preciso
Se a mancha de vinho, café, suor, mofo, ferrugem, dentre outros, estiver grudada na cortina ou sofá, o mais recomendado é recorrer à limpeza especializada. Profissionais competentes utilizarão produtos que não trarão danos ao seu estofado ou tecidos da cortina. Fica a dica!

12 – Lembre-se de que prevenir é melhor do que remediar
Melhor do que limpar as manchas das roupas, é evitar que elas se formem. Prevenir a formação de manchas preservará suas peças de vestuário e fazer com que você ganhe tempo na sua rotina.

Adote práticas como fazer as refeições com calma, lavar as roupas de cores diferentes separadamente, não guardar roupas usadas junto com roupas limpas, evitar comer no sofá, utilizar bons produtos na lavagem, impermeabilizar estofados, etc.

 

 

 

Porto