Além de deixar manchas, comprometer objetos e a estrutura de itens da sua casa, o mofo causa mau cheiro e pode produzir agentes alergênicos, em alguns casos, tóxicos capazes de comprometer a saúde.
O que é mofo?
O mofo é o resultado de uma grande concentração de fungos, que se proliferam facilmente em ambientes úmidos, com pouca ou nenhuma luz solar, sem ventilação e com alguma matéria
Perigos que o mofo oferece à saúde
Os esporos do mofo se espalham e uma vez soltos no ar, são inalados. O sistema imunológico reage a presença do corpo estranho por meio de alguns sintomas:
- Tosse;
- Obstrução nasal;
- Espirros;
- Falta de ar;
- Rinoconjuntivite;
- Dor de cabeça;
Como tirar o mofo de casa?
As próprias condições do ambiente podem justificar o aparecimento do mofo, como falta de ventilação, por exemplo. Em outros casos, algum problema estrutural, como um vazamento, provoca o problema. Descubra algumas receitas de antimofos caseiros para eliminar o mofo da sua casa.
Vinagre e bicarbonato de sódio
O vinagre possui em sua composição o ácido acético, que é muito bom para tirar o mofo de móveis e outros objetos. Já o bicarbonato de sódio é um produto coringa para remover manchas e mau cheiro.
Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito. Aguarde até baixar e depois passe o líquido para um borrifador. Aplique nas áreas afetadas e deixe agir por cerca de 10 minutos. Seque com um pano limpo.
Água sanitária
Mais um ingrediente coringa para se livrar do mofo. Você pode misturar a água sanitária com o vinagre branco, na proporção de uma para um. Umedeça um pano limpo e aplique na parede, armários, gavetas ou em qualquer outra região afetada.
O ideal é repetir esse processo uma vez por semana, para prevenir novos problemas com mofo.
Como tirar mofo da parede
Descubra qual é a origem do mofo, pois de nada adianta limpar a parede se o fungo se acumula por causa de um vazamento no encanamento da sua casa, por exemplo. Se não consertar, os pontos de bolor vão reaparecer.
Para tirar o mofo:
- Abra as janelas ou portas para a ventilação e luz solar entrar no ambiente;
- Coloque as luvas de borracha, óculos protetores e máscara para se proteger do odor forte e possíveis respingos de água sanitária;
- Em um balde, misture 1/3 de água sanitária para uma parte de água;
- Use uma escova de cerdas duras ou esponja, espalhe e esfregue a solução na sobre os pontos mofados na parede;
- Finalize com um pano limpo e úmido e depois seque bem para não deixar umidade.
Como tirar mofo do guarda-roupa
Se o mofo já tomou conta do seu guarda-roupa, siga este passo a passo:
- Enquanto você coloca as roupas para tomar um sol, limpe dentro do armário;
- Coloque as gavetas e prateleiras móveis do guarda-roupa também no sol;
- Analise os tipos de manchas que encontra no armário. Isso é muito importante, porque se perceber a presença de bolor, pode resolver apenas com um pano umedecido na água e vinagre;
- Misture um copo de água para um copo de vinagre branco. Umedeça um pano limpo e passe por todo guarda-roupa, inclusive nas gavetas, portas, fundo do móvel, na parte de cima e no lado externo;
Observe se a parede na qual o móvel está encostado não está com infiltração. Aproveite para encostá-lo e deixá-lo a uma distância de cerca de cinco centímetros, para favorecer a ventilação atrás.
Como tirar mofo da roupa
Além das manchas na roupa, o mofo pode provocar ou piorar a alergia. Para limpá-las, utilize alguma das soluções caseiras antimofo. Uma delas é a base de vinagre branco, ideal para peças escuras ou desbotadas com facilidade.
Coloque um pouco do produto em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa. Se o mofo já estiver presente, deixe de molho por até 20 minutos em um balde com água e vinagre. Depois é só lavar normalmente.
O bicarbonato de sódio também ajuda a tirar o mofo da roupa, principalmente se as manchas forem antigas e difíceis de remover. Deixe a peça de molho em uma mistura de 1 colher do produto para cada litro de água quente.
Gazeta