Um grupo de carroceiros de vários bairros da capital fizeram uma manifestação no retorno do Tirirical, próximo ao Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado, em São Luís. Segundo os organizadores, o protesto foi contra a decisão da Justiça sobre a redução do número de animais de tração na cidade.
De acordo com a Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital a Prefeitura de São Luís deverá elaborar no prazo de 60 dias, um plano para reduzir o número de animais de tração na capital maranhense até a sua total proibição no prazo máximo de dois anos. O trabalho vai contar também com o auxílio de veterinários e assistentes sociais.
Ainda segundo a justiça, a prefeitura precisa incluir também uma maneira de profissionalizar esses trabalhadores e realocá-los para outras áreas. Do outro lado, os carroceiros alegam que essas medidas não atenderiam suas necessidades de imediato. “Eu vivo é disso, desde os 12 anos que ando de carroça. Sou casado, tenho filho e vem da aí o sustento da minha família”, afirma um dos manifestantes, José Rodrigues.