Como guardar sapatos: 8 dicas para conservar seus calçados

Quer saber como guardar sapatos? Eles são investimentos feitos em nossa imagem e guarda-roupa. Precisam ter sua qualidade preservada, mas que frequentemente acabam sendo empilhados ou armazenados de formas que diminuem a sua vida útil.

Com isso em mente, nós, do Blog Lojas Torra, separamos dicas que vão te ajudar a guardar os seus calçados com maestria, conservando-os por muito mais tempo e, claro, mantendo-os limpos. Tudo isso sem gastar grandes espaços de armazenamento no seu quarto, guarda-roupa ou entrada de casa!

Acompanhe o nosso passo a passo para conservar seus calçados:

1. Limpe os sapatos antes de guardar
A primeira dica é: fazer a limpeza dos calçados antes de guardar na prateleira. Para a parte superior dos sapatos, use um pano levemente úmido. Para o solado, limpe com um pano com álcool ou, caso esteja muito sujo, lave com sabão (tomando cuidado para não molhar a parte de cima, pois isso pode danificar materiais delicados).

Além disso, indicamos que você utilize flanelas macias que não risquem ou estraguem a superfície dos calçados.

2. Organize-os por utilidade e propósito
Essa organização tem grandes motivações! Pense nas botas, por exemplo, que você só utiliza no outono e no inverno. Por que deixá-las à mostra pegando sol, poeira etc. durante o ano todo?

Logo, especialmente aqueles modelos que não usamos sempre devem ser separados por utilidade. Pergunte-se se você usa aquele tênis branco todos os dias ou só em ocasiões especiais e guarde de acordo com essa classificação.

Defina a função de cada um e guarde os do dia a dia à fácil acesso. Os demais podem ficar em sapateiras, armários ou até no guarda-roupas. Assim, você não gastará espaços de circulação valiosos da casa à toa com calçados que só serão usados daqui a 3 meses.

3. Armazene em um local escuro e com temperatura controlada
Não há um local específico que é o melhor para guardar sapatos. O mais importante é que você os deixe longe de luz solar, umidade e sempre bem limpos, como explicamos.

Além disso, considera que é extremamente comum que insetos dos mais variados possam surgir e se esconder no interior dos calçados. Isso pode representar um grande perigo, inclusive, caso apareçam insetos peçonhentos que podem te machucar quando você for calçar os seus sapatos inadvertidamente.

4. Preencha os calçados com enchimento de papel
Guardar os sapatos em locais fechados te ajudará a manter a sua segurança (dos insetos), mas isso pode ser potencializado com um enchimento de papel no interior de cada um dos calçados, seja um par de tênis, botas ou saltos altos. Afinal, aranhas e baratas adoram locais escuros e aconchegantes para fazer ninhos!

Na hora do uso, é só tirar os papéis rapidamente e reaproveitar na hora de guardar os pares.

6. Guarde os sapatos pouco usados em caixas fechadas
A sua dúvida está ligada a como guardar sapatos para não estragar? Temos uma dica imperdível: guarde-os bem limpinhos em caixas bem fechadas com enchimentos em papel!

Essa atitude evitará a formação de umidade, bactérias e, consequentemente, mofo. Dessa maneira, seus calçados não vão ficar manchados pelas ações do tempo e/ou microorganismos. Calçados brancos são os que mais sofrem com a umidade e as manchas que aparecem tendem a ser difíceis de sair.

7. Não empilhe os sapatos!
Outro ponto importante para guardar sapatos sem estragá-los é que você evite colocar um par em cima do outro (a menos que esteja em caixas próprias). Lembre-se que o solado está sujo por você sair com ele, e o que está embaixo ficará manchado ou amassado pelo peso.

Opte por colocá-los lado a lado, de modo que fiquem organizados, não empilhados. Afinal, podem transparecer uma sensação de desorganização e sujeira. Saiba que este é um problema comum, mas que pode ser resolvido facilmente com calma e muita criatividade!

8. Use repelentes para traças e saquinhos que removem umidade
Agora que você já sabe como guardar sapatos para não estragar, nessa última dica recomendamos que use repelente contra traças, formigas, aranhas etc., que adoram entrar em nossos calçados.

Também não se esqueça de guardá-los com aqueles saquinhos que sugam umidade do quarto — isso garantirá que durem por mais tempo.

 

 

 

 

Blog Torra