Nós separamos essas dicas e truques em quatro, que ajudam a englobar a maior parte do estresse de lavar louça. Seguindo essas dicas, a gente tem certeza que você vai conseguir limpar sua cozinha sem desespero e com mais facilidade.
1) Organize a louça suja
Antes de começar a lavar a louça, organize tudo que você precisa lavar primeiro. Comece sempre pelo que está menos engordurado, como copos e talheres. Depois, siga para utensílios um pouco mais engordurados, como alguns eletrodomésticos (liquidificador, batedeira etc) e pratos.
Deixe sempre as panelas e assadeiras por último, também julgando quais estão mais engorduradas. Dessa forma, você consegue economizar no detergente e no desengordurante, sem precisar parar para lavar a esponja tantas vezes.
2) Tenha esponjas separadas
A dica da esponja separada é muito útil para quem tem uma família grande ou tem o costume de acumular louça para lavar. Uma esponja para copos e talheres e outra para pratos e utensílios mais sujos podem ser a solução para os seus problemas.
Você perceberá que as suas esponjas vão durar mais, e a que for designada para copos vai durar ainda mais. Além disso, você nunca mais vai sofrer com aquela taça engordurada que, vamos combinar, é um terror.
A gente ensinou acima a sempre separar a louça e começar pelos copos, mas se você é uma pessoa esquecida, esse truque de ter duas esponjas vai te ajudar muito!
3) Economize com desengordurante usando misturas caseiras
Muitas pessoas têm a mania de usar desengordurante toda vez que lava a louça, e até mesmo misturar um pouco junto com o detergente. Contudo, além de ser um prejuízo, não é eficaz, principalmente se você não souber quando usar.
Para economizar com desengordurante, conte sempre com misturar caseiras feitas com ingredientes que você costuma ter em casa e que são desengordurantes naturais. Esse é o caso do limão, por exemplo. Por aqui mesmo, nós já ensinamos muitas dicas de limpeza usando vinagre e limão, dois itens que vão te ajudar demais na hora de lavar a louça engordurada.
Além disso, o bicarbonato de sódio também pode ser acrescentado à mistura em casos extremos, como de assadeiras com gordura queimada que é sempre um trabalhão para conseguir remover.
4) Como lavar panelas, frigideiras e assadeiras do jeito certo para não ficarem engorduradas
Por último, uma das dicas mais valiosas que você pode aprender é sobre o jeito certo de lavar as louças, principalmente as panelas.
Se engana quem acha que o primeiro passo deve ser deixar de molho. Isso só deve ser feito caso tenha resto de comida encrustado. Fora isso, o método certo é colocar detergente direto na gordura, e existe uma explicação física para isso!
Você já deve ter ouvido falar que o óleo e a água não se misturam, né? Logo, quando você acrescenta água direto na panela cheia de óleo e gordura, nada acontece, você só irá tirar as sobras de comida.
Portanto, para conseguir lavar com tranquilidade e sem estresse, coloque o detergente direto na panela engordurada e venha com a esponja, o mais seca possível, esfregando tudo. Cuidado! Se a sua panela for de teflon, use o lado mais macio para não riscar.
Aí, é só lavar em água corrente! Pode testar aí na sua casa e contar para gente se deu certo!
Tudo Gostoso