Acontece neste sábado (08), em São Luís, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. O Ministério da Saúde quer vacinar em todo o país, no mínimo, 95% do público-alvo, composto por cerca de 13 milhões de crianças com menos de cinco anos.
O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, lembra que o Brasil não registra casos da poliomielite há 35 anos, mas que o vírus causador da doença continua circulando em outros países. Daí a importância de profissionais de saúde, pais e responsáveis se envolverem na campanha que está em curso.
A mobilização deste ano ganhou ainda mais importância por dois motivos. O primeiro deles é o alerta da Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC) que, no ano passado, classificou o Brasil como de alto risco para a reintrodução do poliovírus — causador da paralisia infantil.
Além disso, a partir do segundo semestre de 2024, as duas doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP) serão substituídas por uma dose da Vacina Inativada Poliomielite (VIP). A recomendação vigente é de que as crianças recebam três doses da VIP ainda no primeiro ano de vida, aos dois, quatro e seis meses de idade. Aos 15 meses, devem tomar o primeiro reforço oral (gotinha) e, aos quatro anos, o segundo.
Com a mudança, as crianças que completarem as três primeiras doses precisarão apenas de uma dose de reforço, aos 15 meses de idade. A segunda dose de reforço, que hoje é aplicada aos quatro anos, não será mais necessária. A transição das gotinhas para a vacina intramuscular visa maior eficácia do esquema vacinal.
Público-alvo: crianças menos de 5 anos
Local: Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Horário: 8h às 17h
Local: São Luís Shopping (saída E, ao lado dos caixas eletrônicos do Banco do Brasil)
Horário: 10h às 16h
Documentos necessários: cartão de vacinação e documento oficial com foto