O que fazer para tratar lábios rachados e ressecados

Para tratar os lábios rachados e ressecados é importante usar batons hidratantes e beber bastante água durante o dia, pois assim é possível promover a hidratação, nutrição e regeneração da pele dos lábios.

Além disso, é recomendado ter alguns cuidados no dia a dia para evitar que os lábios voltem a rachar, como evitar passar a língua nos lábios e passar um batom hidratante antes de passar o batom ou o gloss.

1. Usar batons hidratantes

Batons ricos em óleos minerais e vitaminas ajudam a reparar, nutrir e hidratar os lábios ressecados e rachados, podendo ser usados todos os dias. Os batons hidratantes podem conter em sua composição óleo de amêndoa, óleo de coco, manteiga de karité ou vitamina E, por exemplo, no entanto é importante também fazer uso de batons hidratantes com fator de proteção solar (FPS), uma vez que ajuda a proteger contra a ação dos raios de sol, o que poderia também deixar os lábios mais rachados e ressecados.

É possível também fazer um hidratante labial caseiro em casa com propriedades protetoras, reparadoras e nutritivas dos lábios, usando mel de abelha e essência de melaleuca, que pode ser aplicado nos lábios várias vezes ao dia.

2. Passar bepantol nos lábios

O bepantol é uma pomada rica em vitamina E, além de conter FPS 30 em sua composição, sendo capaz de promover uma hidratação profunda, intensa e prolongada, sendo uma ótima opção para tratar os lábios rachados e ressecados. O bepantol para os lábios promove a renovação das células e, por isso, é capaz de nutrir, hidratar e regenerar os lábios.

O bepantol pode ser aplicado várias vezes ao dia, sempre que achar necessário, sendo importante passar a cada 2 horas quando se expõe com mais frequência ao sol. Veja mais detalhes sobre como usar o bepantol.

3. Beber água durante o dia

Beber água durante o dia é importante não só para regular a temperatura do corpo, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a digestão, mas também para promover a hidratação da pele e dos lábios.

Por isso, é importante beber pelo menos 2,5 litros de água por dia, sendo também possível obter a quantidade diária de água recomendada através dos alimentos, como melancia, pepino, abacaxi e maçã, por exemplo, o que também pode ajudar a combater os lábios rachados. No entanto, caso exista dor devido às rachaduras nos lábios, é importante evitar o consumo de alimentos muito cítricos.

Como evitar ficar com os lábios ressecados

É importante também ter alguns cuidados no dia a dia para evitar que os lábios fiquem irritados, vermelhos ou rachados, como por exemplo:

  • Não passar a língua nos lábios para molhar ou atenuar a sensação de frio, pois os sais e pH da saliva pioram ou provocam ressecamento;
  • Evitar retirar a pele seca dos lábios, já que pode interferir no processo de renovação do tecido, o que pode fazer com que o lábio fique ainda mais ressecado e rachado;
  • Aplicar sempre um batom hidratante antes de passar batom ou gloss;
  • Evitar utilizar batons com fixação de 24 horas, pois os compostos usados a fixação da cor deixam os lábios secos e ressecados.

Estes são alguns cuidados que ajudam a prevenir os lábios secos e ressecados, porém se surgirem feridas ou bolhas que não saram deve consultar o dermatologista logo que possível, pois tratar-se de alguma doença, como o herpes labial, por exemplo, e, nesses casos pode ser necessário fazer uso de pomadas com propriedades antivirais ou antifúngicas.

 

 

 

 

Tua Saúde