IFMA abre 265 vagas para cursos de nível superior

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou o edital para o processo seletivo simplificado de ingresso em cursos de graduação no 2º semestre de 2024. Serão oferecidas 265 vagas distribuídas em cinco municípios: Alcântara, Bacabal, Caxias, São Luís (Monte Castelo) e Timon.

As inscrições podem ser realizadas pela internet, de forma gratuita, no prazo de 24 de julho a 22 de agosto. Os candidatos poderão concorrer com a nota do Enem de qualquer uma das últimas cinco edições do exame (2019-2023). Será possível se inscrever em apenas uma opção de curso.

No campus Alcântara, estão sendo ofertadas 40 vagas no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (noturno). No campus Bacabal, há 40 vagas para o curso de Bacharelado em Administração (noturno). O campus Caxias abriu 80 vagas para os cursos de Licenciatura em Química (vespertino/noturno) e Bacharelado em Zootecnia (noturno). Já no campus São Luís – Monte Castelo, são 70 vagas distribuídas para os cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Sistemas de Informação (vespertino/noturno). O campus Timon está ofertando 35 vagas no curso de Tecnologia em Sistemas para Internet (noturno).

Cotas

De acordo com o edital, pelo menos 50% das vagas são destinadas aos candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Metade da cota reservada aos candidatos egressos de escola pública deverá garantir o acesso de candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A outra metade é para qualquer faixa de renda.

Ainda dentro da reserva para candidatos egressos de escola pública, é garantido o percentual de 79,84% das vagas aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, de 9,10% às pessoas com deficiência e 3,97% aos quilombolas. Independentemente do resultado dos cálculos para a reserva de vagas, será garantida a reserva de, no mínimo, uma vaga a cada grupo de cotas por curso e turno.

Além disso, o sistema de cotas do IFMA garante a reserva de 2,5% do total de vagas aos candidatos com deficiência, independentemente da origem escolar, da renda e da raça/etnia.

Confira o cronograma:

24/7 a 22/8 – Inscrições

26/08 – Lista de candidatos participantes e concorrência por curso

28/8 – Lista de candidatos que passarão pela heteroidentificação

4/9 – Resultado preliminar da heteroidentificação

4/9 – Divulgação da pontuação dos candidatos em ordem alfabética

5/9 a 8/9 – Prazo de recursos contra parecer desfavorável na heteroidentificação e/ou resultado da pontuação

13/9 – Resultado Final e Lista de Excedentes

16/9 a 25/9 – Matrículas dos candidatos aprovados

27/9 – 1ª convocação de excedentes (se houver)

30/09 a 4/10 – Matrículas da 1ª convocação de excedentes (se houver)

7/10 – 2ª convocação de excedentes (se houver)

8/10 a 11/10 – Matrículas da 2ª convocação de excedentes (se houver)

 

 

 

 

 

Leilane Vilaça sob supervisão