Onda de calor espalha fogo pelo oeste dos Estados Unidos

Vários estados do Oeste dos Estados Unidos, incluindo Califórnia e Utah, lutam contra incêndios florestais enquanto milhões de norte00americanos na região estavam novamente sob alerta de calor extremo emitido pelo Serviço Nacional de Meteorologia. Ordens de evacuação foram emitidas a Leste de Los Angeles, no condado de Riverside, onde os incêndios destruíram vários edifícios e queimaram mais de 800 hectares de terra, segundo as autoridades locais.

Em toda a Califórnia, os bombeiros lutavam contra 21 incêndios de vários tamanhos na segunda-feira, de acordo com a agência governamental Cal Fire. Seus esforços foram complicados pelas altas temperaturas que atingiram a região no fim de semana, com mais de 30 milhões de pessoas alcançadas por alertas meteorológicos de calor na Califórnia, Arizona, Nevada, Oregon e no estado de Washington.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, alertou no início de julho sobre uma temporada de incêndios florestais “muito ativa”, após dois anos de trégua graças aos invernos chuvosos. As repetidas ondas de calor desde o início de junho secaram grande parte da vegetação do estado, facilitando a propagação dos incêndios.

Newsom disse que, desde janeiro, os incêndios florestais devastaram cerca de 207.415 acres na Califórnia – bem acima dos 10.080 acres registrados durante o mesmo período do ano passado e excedendo a média de cinco anos de 38.593 acres queimados.

A Califórnia enviou na semana passada seus bombeiros para o vizinho Oregon, onde a governadora Tina Kotek disse que a temporada de incêndios florestais teve um “início muito agressivo”. Cerca de 20 incêndios estão sendo combatidos no estado do Noroeste dos Estados Unidos.

Um deles, o Cow Valley Fire, obteve o chamado status de “megafire” na semana passada, depois de destruir mais de 100.000 acres em uma área rural praticamente despovoada. As autoridades dizem que agora está 80% contido.

Utah também foi atingido por um incêndio no sábado que eclodiu perto da capital do estado, Salt Lake City. Isso gerou ordens de evacuação para cerca de 40 casas nas colinas ao Norte da cidade e espalhou o pânico entre alguns que viram as chamas de perto.

“Saí correndo de casa e pensei: ‘Esse é o meu quintal’”, disse Roger Hobbs, morador de Utah, ao canal local KSL TV, acrescentando: “É assustador de morte aqui”.

Os eventos climáticos extremos estão a tornar-se cada vez mais comuns à medida que o nosso planeta aquece, em grande parte devido à dependência humana dos combustíveis fósseis, segundo os cientistas. O planeta completa 13 meses seguidos de temperatura recorde.

 

 

 

 

 

Metsul Meteorologia