A melhor posição para dormir é de lado, com a cabeça apoiada no travesseiro e outro travesseiro no meio das pernas, entre os joelhos. Nesta posição, a coluna fica bem apoiada e em linha reta, evitando o aparecimento de dor nas costas e lesões na coluna. Além disso, a pressão é retirada das articulações, especialmente na região do pescoço, dos joelhos e tornozelos.
Além destes benefícios, dormir na posição correta ajuda também a controlar o ronco, diminuir o refluxo e favorece, até, o combate às rugas.
Para quem não consegue dormir de lado, a segunda melhor posição consiste em dormir de barriga para cima, com as costas retas e com a cabeça apoiada num travesseiro baixo.
As principais vantagens e desvantagens de cada posição de sono são:
1. Dormir de barriga para cima
Dormir de barriga para cima com um travesseiro alto favorece a anteriorização da cabeça, o que pode acabar favorecendo a postura corcunda. Além disso pode causar dor no fundo das costas porque a região lombar acaba sendo pressionada. Essa posição também favorece o ronco e a apneia do sono porque a língua desliza para trás e dificulta a passagem do ar pela garganta.
Quando pode ser uma boa opção: se houver dor ou alterações no ombro, se está em tratamento com cremes antirrugas durante a noite, se possui alguma ferida no rosto. Ao colocar uma almofada não só no pescoço, mas também nas costas, pode ser útil para ficar recostado, o que facilita a respiração, em caso de gripe, por exemplo.
2. Dormir de bruços
Dormir de bruços é uma das piores posições para o pescoço, porque para que esta se torne uma posição confortável a pessoa precisa apoiar a cabeça nas costas das mãos, e vira o pescoço para o lado. Além disso essa posição retifica toda a coluna, não respeitando sua curvatura natural, o que geralmente causa dores de coluna.
Quando pode ser uma boa opção: Ao colocar um travesseiro fino e macio em baixo do abdômen, a coluna ficar melhor apoiada, mas não é indicado dormir toda a noite nessa posição para proteger a coluna.
3. Dormir de lado
Esta é a melhor posição para proteger a coluna, mas para que realmente seja relaxante é bom colocar um travesseiro no pescoço e um outro fininho entre as pernas, com estes ajustes a coluna mantém sua curvatura natural e fica totalmente apoiada, não causando danos à coluna.
Além disso, quando se dorme para o lado esquerdo, os alimentos conseguem passar mais facilmente pelo intestino, o que favorece a digestão, além de melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento do sistema imunológico.
Quando pode ser mau: Dormir de lado com um travesseiro muito alto, sem travesseiro no pescoço ou entre as pernas também prejudica a coluna e por isso pode ser mau. Também não é indicado que a grávida durma sobre o lado direito, optando por dormir sempre sobre o lado esquerdo porque assim o fluxo sanguíneo para o bebê continua fluindo de forma mais constante.
O que evitar na hora de dormir
Pessoas com problemas num joelho, anca ou ombro devem evitar dormir para o lado da lesão. Para evitar dormir para esse lado inconscientemente durante a noite, pode-se colocar uma almofada do lado da lesão, para dificultar a mudança de posição para esse lado ou colocar um objeto no bolso do pijama, como uma bola por exemplo, do lado onde se localiza a lesão.
Se possível, deve-se optar por uma cama grande, principalmente para dormir em casal, porque possibilita mais espaço para se ajustar a postura e evitar travesseiros muito altos.
Além disso, nunca se deve dormir sentado numa cadeira ou deitado num sofá, porque torna-se difícil dormir numa posição correta.
Tua Saúde