Chuva de granizo é registrada no interior do MA

Na tarde de segunda-feira (12), o município de Estreito-MA foi atingido por uma chuva de granizo que deixou um cenário de destruição na cidade. Quedas de árvores e muros, telhados e placas arrancados, além da falta de energia elétrica nos bairros, foram alguns dos estragos que ficaram.

Em vídeos gravados por moradores é possível perceber a força do vento, que provocou medo na população. Uma escola estadual da região, teve as janelas quebradas e os estilhaços de vidro chegaram a atingir uma professora que ficou com ferimentos no rosto. O muro da escola caiu e o portão foi arremessado a cerca de 500 metros de distância.

Formação de granizo

De acordo com o site ClimaTempo, o granizo é formado dentro das grandes nuvens de tempestade, as cumulonimbus. Esse tipo de nuvem tem um grande desenvolvimento vertical, atingindo os altos níveis da atmosfera onde as temperaturas são abaixo de 0°C e ainda, no topo, são inferiores a -40°C. Com essa baixa temperatura, as gotículas que formam a nuvem viram pequenas pedras de gelo.

Dentro da própria nuvem, outras gotículas de água e pedras de gelo se chocam umas com as outras, vão congelando junto até formarem aglomerados gelo. Essas grandes pedras de gelo acabam ficando mais pesadas e, portanto, começam a cair. No caminho, da base da nuvem até o chão, as pedras de gelo diminuem de tamanho, pois vão derretendo ao passarem por camadas da atmosfera que estão com temperaturas acima de 0°C. Mesmo assim, podem chegar à superfície terrestre como pedras de gelo do tamanho de um ovo e até maiores.

 

 

 

 

 

 

Leilane Vilaça sob supervisão