Aprenda como tirar a acidez do tomate ao preparar o molho

Você pode deixar o molho de tomate menos ácido sem açúcar e nem leite com um ingrediente que não altera o sabor ou ainda usar a dica da chef Paola Carosella. Mas existe ainda uma outra maneira de corrigir esse problema sem adicionar nenhum ingrediente a mais, basta usar uma técnica simples! Descubra no TudoGostoso como tirar acidez do molho de tomate caseiro com um truque fácil sem adicionar nada no preparo.

Qual é a técnica que tira acidez do molho de tomate?

O segredo para fazer um molho de tomate caseiro e suculento sem o gosto forte da acidez do fruto está não no açúcar, mas em uma técnica. Basicamente, o que você precisa é assar o tomate! Antes de usar no molho, corte os tomates ou em quatro partes, coloque em uma travessa e leve ao forno a 160ºC. Não precisa deixar muito tempo como se fosse um tomate seco, basta ser o suficiente para começar a ficar tostado nas bordas.

Assar o tomate faz com que o açúcar do próprio tomate caramelize. E isso acaba tendo o mesmo efeito do açúcar adicionado de amenizar a acidez também presente no fruto. Depois você pode usá-lo na sua receita de molho de tomate tradicional com os temperos que quiser. Se quiser dispensar o cozimento por completo, pode fazer um molho com tomate tostado.

Para preparar dessa forma, você só precisa já assar o tomate com um pouco de azeite, cebola, alho e ervas, dispensando a etapa de refogar os temperos. Depois é só passar tudo no processador com um pouco mais de azeite até ficar pastoso. O sabor é ligeiramente diferente dessa forma, mas ainda muito saboroso e com um toque defumado.

Caso não tenha forno ou queira um sabor mais fiel, ainda dá para tirar acidez do tomate sem açúcar e sem usar o forno. A dica nesse caso é cozinhar o tomate por mais tempo. Deixe os tomates na panela em fogo baixo cozinhando bem aos poucos. Com paciência o suficiente, você consegue o mesmo efeito de caramelizar os açúcares do molho de tomate para reduzir a acidez naturalmente.

 

 

 

 

 

Tudo Gostoso