Nesta receita de abobrinha, este vegetal não é um coadjuvante e tem tanto mérito quanto o queijo no prato, já que ambas são muito protagonistas. Tudo num tom agridoce – no bom sentido – com um toque de vinagre que destaca a abobrinha grelhada e a mantém suculenta.
Não tem ciência e nem mistério, mas tem “charme” de sobra e muitas oportunidades para ficar à vontade com os temperos que temos em casa sem complicações, sabendo que em pouco mais de meia hora você terá uma receita fácil, saudável e rápida que você vai repetir mil vezes. Aprenda como fazer essa abobrinha agridoce com queijo.
Como fazer a abobrinha agridoce com queijo
A primeira coisa que você tem que fazer é uma espécie de calda com vinagre, mel e sal, misturando até ficar mais parecido com melaço e depois deixando reduzir e gerar uma espécie de xarope. Enquanto isso, grelhe as abobrinhas cortadas em rodelas finas na mesma frigideira que adiciona algumas alcaparras ou ervilhas em conserva.
Em seguida, numa tigela misture o queijo branco cortando em cubos ou esfarelando com as mãos com um pouco de alho em pó ou picado, pimenta-do-reino, raspas de limão e o próprio suco de limão. Para garantir o equilíbrio certo não deixe de provar, é claro. Pode então colocar mais ou menos temperos dependendo do seu paladar.
Assim que a abobrinha estiver pronta, podemos mariná-la na calda agridoce inicial por uma meia hora antes de servir com o queijo temperado. Ou, se não tivermos tempo, pode servir no prato, colocando ao lado a mistura de queijo fresco e cobrir tudo generosamente com a calda.