Uma casa cheirosa é um verdadeiro carinho para os moradores e para as visitas. Aromas agradáveis são capazes de tornar os ambientes mais convidativos, acolhedores e confortáveis.
Além disso, as múltiplas fragrâncias transmitem mensagens e provocam sensações que podem influenciar diretamente no bem-estar e na qualidade de vida. Imagine ter um lar perfumado 24 horas por dia. Parece um sonho, não é mesmo? Esse sonho pode virar realidade se você adotar 6 estratégias simples para deixar a casa perfumada o dia inteiro.
1. Capriche na limpeza para deixar a casa perfumada
O cheiro agradável da casa está diretamente relacionado à limpeza dos ambientes. Isso mesmo! Utilizar um aromatizador, por mais que o cheiro do produto seja agradável, não é suficiente para eliminar odores e deixar o espaço perfumado.
Esse tipo de recurso apenas mascara o mau cheiro. O ideal é que a casa seja limpa de maneira cuidadosa e regular. Desse modo, qualquer vestígio de cheiro ruim será removido e sua casa ficará impecável por mais tempo.
É importante evitar o lixo acumulado, manter a geladeira higienizada, lavar as louças diariamente, secar os pisos, dar descarga e usar desinfetante no vaso. Esses cuidados básicos ajudam a deixar o lar doce lar com o melhor cheiro do mundo: o cheiro de limpeza.
2. Utilize bons produtos para cada ambiente
Para prolongar o cheirinho de limpeza, aposte em bons produtos para higienizar a casa. Invista em limpadores perfumados para áreas de convívio, como a sala de estar. Dê preferência a fragrâncias de rosas, jasmim e lavanda nesses ambientes.
Use desengordurantes para a cozinha, desinfetantes para o banheiro e amaciantes para deixar a área de serviço, o armário e o quarto com um aroma reconfortante.
3. Escolha aromas que harmonizem entre si
Para perfumar a casa sem ferir o olfato, é recomendável escolher fragrâncias que combinem umas con as outras. Por exemplo, no banheiro, prefira utilizar apenas aromas herbais, como pinho, menta, citronela e eucalipto.
Na cozinha, é recomendável que o aroma dos produtos dialogue com o aroma da comida. Dê preferência a cheiros cítricos, a exemplo da laranja, limão e tangerina.
Se preferir optar por cheiros que despertem o apetite, recorra aos aromas de canela, baunilha, cardamomo e cravo.
4. Deixe a sua casa sempre arejada
Para ficar cheirosa por mais tempo, a casa precisa respirar. Sendo assim, abra as janelas diariamente, deixe o ar circular e permita que o sol entre. A iluminação natural, além de energizar o ambiente e revigorar os moradores, ajuda a combater o mofo.
Nessa mesma linha de raciocínio, abra as portas dos armários uma vez por semana. O risco de surgimento de bolor e maus odores diminui significativamente com essa atitude simples.
5. Imprima a sua marca no cheiro da casa
Para reforçar a identidade da casa e deixar o ambiente com um aroma bem pessoal, leve em consideração suas preferências.
Escolha cheiros duradouros e fragrâncias com as quais você se identifique. A ideia é parecida com a do perfume que usamos, que acaba virando uma marca pessoal.
Escolhidos os seus cheiros preferidos, use-os com frequência, para que sua casa tenha um cheirinho único e inconfundível.
6. Use também artigos aromáticos
Sozinhos, os artigos aromáticos não são suficientes para deixar a casa cheirosa por muito tempo, porém, associados com os produtos de limpeza certos, eles podem intensificar e prolongar sua ação.
Além de limpadores perfumados e desinfetantes, use difusores de ambiente, velas aromáticas, sabonetes, incensos, aromatizadores, desodorizadores, plantas e sachês para deixar a casa perfumada no dia a dia.
Uma dica para quem gosta de perfumes naturais é comprar pau de canela e criar objetos de decoração com eles.
Você pode fixá-los em vasos de vidro ou em castiçais onde vão as suas velas para que eles fiquem bonitos e liberem aroma no ambiente. O cravo também tem esse efeito se for adicionado à água em uma vasilha.
7. Lave frequentemente as suas roupas de cama
Você sabia que nosso corpo tem um processo natural de renovação das células, que acontece o tempo todo?
Com isso, a nossa cama fica cheia de células mortas. Claro que não há falta de higiene nisso, afinal, ocorre com todos nós e é normal que aconteça. Mas esse é um dos motivos para que troquemos nossa roupa de cama frequentemente.
Os lençóis podem até parecer que estão limpos, mas certamente, após uma semana de uso, não têm mais aquele cheiro bom de roupa lavada, não é mesmo?
Portanto, a troca semanal da roupa de cama, além de ser um hábito saudável, ajuda a manter seu quarto perfumado e mais aconchegante, livre de ácaros e bactérias.
Para potencializar a sensação agradável da roupa de cama com a pele e deixar o quarto bem perfumado, aposte na sua fragrância preferida do Amaciante Concentrado UAU Perfumes: Lavanda e Frescor, Rosas e Sedução, Flores e Sonhos e Carinho e Conforto são as opções.
8. Areje armários e gavetas e deixe-os perfumados
Armários costumam ficar fechados durante muito tempo. O ideal é que, principalmente nos dias mais secos, você deixe as portas e gavetas abertas durante algumas horas da manhã.
Assim, o ambiente fica arejado e o perfume das suas roupas limpas dura mais tempo. Isso também fará com que o bolor e a umidade fiquem longe do seu roupeiro.
Outra dica, também para os guarda-roupas, é usar os sachês perfumados. Parece uma dica que sua avó daria? Pois ela estava certa! Você mesmo pode produzir os seus sachês, usando saquinhos de tule, bolinhas de sagu e essência.
9. Coloque mais verde em sua vida
As plantas também são fortes aliadas na hora de deixar um aroma especial em sua casa. Além de emprestar sua beleza, elas ajudam a promover a troca do ar no ambiente. Se você escolher flores, será ainda mais eficiente.
Para ajudar a manter a casa perfumada, você pode escolher alguns vasos de orquídeas, gardênias ou gerânios.
O jasmim em vasos com água também é muito eficiente para deixar um odor agradável. Só não se esqueça de trocar a água diariamente, limpando o vaso por dentro, para não favorecer a proliferação de mosquitos.