Após polêmica, UFMA abre sindicância para investigar dança erótica de historiadora durante evento: ‘ato isolado’

A Universidade Federal do Maranhão anunciou na segunda-feira (21) a abertura de uma sindicância para apurar os acontecimentos envolvendo a performance erótica da historiadora Tertuliana Lustosa durante um evento acadêmico na instituição.

A Universidade disse que acionou a AGU/Procuradoria Federal, órgão responsável pela assessoria e consultoria jurídica da instituição, para que adote os procedimentos judiciais cabíveis diante dos prejuízos sociais e de imagem causados à instituição de ensino superior. Além disso, informou que fez atualizações nas normas para realização de eventos na instituição e suspendeu os eventos do Programa e Grupo de pesquisa envolvidos no caso, até que a sindicância seja finalizada.

A historiadora foi uma das palestrantes no seminário “Dissidências de gênero e sexualidades“, organizado pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (Gaep).

O vídeo foi divulgado por Tertuliana nas redes sociais e viralizou na última sexta-feira (18). Durante a performance de uma de suas músicas, “Educando com o C*”, Tertuliana mostrou os glúteos para a plateia e chegou a ser aplaudida após o término.

Em nota, a UFMA classificou o caso como “um ato isolado” e afirmou que “não foram utilizados recursos da instituição para a realização do evento, haja vista o financiamento ter sido realizado pelo Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)/CAPES”.

G1