O pivô maranhense Ruan Miranda, do Flamengo, foi convocado pelo técnico Aleksandar Petrović para defender a Seleção Brasileira de basquete masculino em dois jogos das Eliminatórias da AmeriCup contra Uruguai e Panamá, que serão realizados em Belém. A convocação de Ruan ocorreu na segunda-feira (11), após o corte do ala-pivô Lucas Dias, do Franca, que está se recuperando de uma lesão.
Ruan Miranda, de 23 anos, é um dos destaques do Flamengo no início da temporada regular do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/25. Em seis partidas com a camisa rubro-negra na competição nacional, o pivô maranhense registra médias de 9,8 pontos e 8,3 rebotes em 19.5 minutos, sendo peça importante no garrafão da equipe carioca, que está na vice-liderança com oito vitórias em 10 jogos e 80% de aproveitamento.
Contando com a força e o talento de Ruan Miranda no garrafão, a Seleção Brasileira se apresenta na próxima segunda-feira (18) para uma série de treinamentos. O Brasil encara o Uruguai no dia 21 de novembro e joga contra o Panamá no dia 24, sendo que os dois jogos ocorrem às 20h, na Arena Guilherme Paraense, popularmente conhecida como Mangueirinho, em Belém.
Talento maranhense
Sobrinho da multicampeã Iziane Castro, Ruan Miranda defende o Flamengo pela segunda vez na carreira. O pivô de 23 anos chegou ao Rubro-Negro ainda jovem, após uma rápida passagem pelo time masculino do Sampaio Basquete, e conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Ruan, no entanto, teve pouco espaço na equipe profissional do Flamengo no início da carreira e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.
Sem espaço no Flamengo, Ruan Miranda foi para o Cerrado Basquete, onde faturou os prêmios de MVP (jogador mais valioso) da LDB e Destaque Jovem da temporada 2022/23. Em seguida, o pivô fechou com o Paulistano, sagrando-se campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete antes de acertar transferência para o Capitanes de Ciudad de México, equipe que disputa a Liga de Desenvolvimento da NBA (G-League). Após uma temporada no Capitanes, Ruan permaneceu no México para disputar a liga local pelo Astros de Jalisco antes de confirmar o retorno ao Flamengo.
Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3×3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5×5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá.
Imirante.com