Da pele aos ossos: descubra 8 benefícios do pepino para a saúde

O pepino é um alimento que combina muito bem com as temperaturas mais quentes da primavera e do verão. É refrescante, versátil e promove diversos benefícios por ser rico em cálcio, fósforo, cloro, enxofre, magnésio, potássio, sais minerais e vitaminas A, C e do complexo B.

Estes nutrientes e propriedades químicas fazem com que seja um aliado no emagrecimento, combate ao envelhecimento precoce, melhora da saúde vascular, desempenho esportivo, além de outras vantagens para o organismo.

1. Ajudar na perda de peso

O pepino possui poucas calorias e é rico em água e em fibras, ajudando a aumentar a saciedade entre as refeições por mais tempo, reduzindo, assim, o apetite, sendo um alimento recomendado para usar em dietas para emagrecer.

2. Evitar a desidratação

Por ser constituído por 95% de água e conter importantes quantidades de eletrólitos, o pepino pode prevenir a desidratação durante a prática de atividade física, por exemplo. Por isso, esse vegetal pode ser consumido naturalmente ou na forma de bebida refrescante com água e hortelã, por exemplo, mantendo o corpo hidratado.

3. Prevenir o câncer

O pepino contém grandes quantidades de antioxidantes e nutrientes, como as cucurbitacinas, que possuem propriedades anticancerígenas e antiproliferativas, impedindo o crescimento das células cancerosas e pré-cancerosas.

4. Manter a saúde cardiovascular

A quantidade de fibras e antioxidantes presente no pepino ajuda a melhorar a saúde cardiovascular, já que promove a diminuição das gorduras no organismo, principalmente os triglicerídeos e o colesterol LDL, também conhecido como colesterol mau. Por isso, o seu consumo regular pode prevenir doenças como aterosclerose, infarto e derrame cerebral.

5. Ajudar a diminuir a pressão arterial

O pepino contém boas quantidades de água, magnésio e potássio, o que ajuda a reduzir a pressão arterial, já que promove a eliminação do excesso de sódio através da urina e aumenta o relaxamento das artérias, prevenindo, assim, a hipertensão arterial.

6. Controlar a diabetes

O pepino contém fibras e baixo índice glicêmico, de forma que é capaz de aumentar lentamente os níveis de açúcar no sangue. Além disso, contém cucurbita, que estimula a liberação do hormônio insulina, regulando o nível da glicose no organismo e ajudando a prevenir e controlar a diabetes.

7. Desinflamar a pele e os olhos

O pepino aplicado diretamente na pele tem um efeito refrescante que ajuda a manter a pele revitalizada e atua como um calmante, já que diminui o inchaço e a irritação da pele, podendo aliviar as queimaduras solares ou diminuir a inflamação dos olhos.

8. Ajudar a desintoxicar o organismo

Devido à presença de potássio, água e antioxidantes, o pepino ajuda a promover a desintoxicação do corpo e a diminuir a retenção de líquidos, eliminando o excesso de sódio e as toxinas do corpo através da urina.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rede D’or