José Sarney completou 95 anos nesta quinta-feira (24) e decidiu comemorar com uma grande festa em São Luís, capital do Maranhão. Ele escolheu a sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira, no Convento das Mercês, para receber cerca de 1.500 pessoas — entre familiares, amigos e aliados políticos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o convite, mas não participará da festa. Ele embarca para o Vaticano ainda hoje para acompanhar o funeral do papa Francisco.
Saúde
Na semana do aniversário, José Sarney recebeu diagnóstico de Covid-19, mas manteve o quadro assintomático. Ele passou alguns dias em repouso e realizou novos exames. Na segunda-feira (21), testou negativo para a doença e decidiu retomar a rotina normalmente, garantindo presença no evento.
Leia mais: Pedro Lucas recusa comando do Ministério das Comunicações
Trajetória de José Sarney
Natural do Maranhão, Sarney iniciou a vida política em 1955 como deputado federal. Foi reeleito em 1958 e 1962. Em 1965, conquistou o governo do Maranhão. Depois disso, assumiu uma cadeira no Senado, onde permaneceu até 1985.
Nesse mesmo ano, integrou a chapa presidencial como vice de Tancredo Neves. Além disso, com a morte de Tancredo antes da posse, Sarney assumiu a Presidência da República e se tornou o primeiro civil a ocupar o cargo após a ditadura militar.
Ao chegar aos 95 anos, Sarney celebra não apenas a longevidade, mas também uma trajetória que marcou a política brasileira por quase sete décadas.