O Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, prorrogou o prazo para os estudantes solicitarem a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Inicialmente previsto para encerrar em 25 de abril; no entanto, o período agora vai até 2 de maio.
Além disso, o MEC também ampliou o prazo para justificar a ausência no Enem 2024, condição necessária para manter o direito à gratuidade na próxima edição. Apesar disso, os períodos de recursos e publicação dos resultados permanecem os mesmos.
Novo cronograma do Enem 2025
- Solicitação de isenção / Justificativa de ausência: 14 de abril a 2 de maio
- Resultado das solicitações: 12 de maio
- Período para recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
Portanto, mesmo com a isenção aprovada, os candidatos precisarão se inscrever normalmente no exame, em prazo que será divulgado em breve pelo MEC.
Quem pode solicitar a isenção?
Os estudantes que desejam realizar o Enem 2025 gratuitamente devem acessar a Página do Participante, com o login único do Gov.br. A seguir, confira os perfis que têm direito à gratuidade:
- Alunos matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2025
- Participantes do programa Pé-de-Meia
- Quem concluiu todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada
- Inscritos no CadÚnico, com:
- Renda familiar de até 3 salários mínimos, ou
- Renda per capita de até meio salário mínimo
Por fim, os candidatos que faltaram aos dois dias do Enem 2024 precisarão apresentar justificativa para receber isenção em 2025.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mede o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o Enem se consolidou como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil. Ele é usado por programas como o Sisu, Prouni e Fies.
Além disso, várias instituições de ensino em Portugal também aceitam a nota do Enem para admissão de estudantes brasileiros, graças a acordos firmados com o Inep.
Para mais informações acesse os editais oficiais: