O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta segunda-feira (28), um cessar-fogo de três dias. A decisão é para marcar o 80° aniversário da vitória do Exército Vermelho sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
A data é comemorada em 9 de maio. O cessar-fogo entrará em vigor à meia-noite de 7 para 8 de maio. O prazo expirará 72 horas depois, à meia-noite de 10 para 11 de maio.
O presidente Vladimir Putin, como comandante supremo das Forças Armadas, decidiu declarar uma trégua “por razões humanitárias”, conforme destaca o comunicado.
– A Rússia acredita que o lado ucraniano deve seguir esse exemplo – destacou a nota. O comunicado acrescenta ainda que, caso Kiev viole a trégua, “as Forças Armadas russas responderão de forma apropriada e eficaz”.
Leia mais: Reino Unido define termo “mulher” com base no sexo biológico
Putin declarou unilateralmente uma trégua em 19 de abril por ocasião da Páscoa Ortodoxa, à qual Kiev aderiu logo depois. Putin constatou a redução da atividade militar em quase todos os setores da frente durante aquelas 30 horas.
Russos e ucranianos, envolvidos em uma guerra sangrenta desde 24 de fevereiro de 2022 Os dois países não se sentam à mesma mesa de negociações desde março daquele mesmo ano.