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Aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios por meio de associações irão receber uma notificação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

INSS notificará vítimas de descontos a partir de hoje (13)

A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificará os aposentados e pensionistas que foram vítimas de descontos em seus benefícios por meio de associações. A mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS.

Na mensagem, irão constar os descontos (valores) e os nomes das entidades. O INSS notificará o aposentado ou pensionista, que deverá indicar se autorizou ou não o desconto já na quarta-feira (14).

Se o beneficiário informar que não autorizou, poderá pedir o ressarcimento dos valores também na quarta-feira. No total, segundo o INSS, 9 milhões de beneficiários receberão a mensagem.

O INSS vai ressarcir os aposentados e pensionistas que sofreram descontos não autorizados de mensalidades associativas pelos prejuízos ocorridos entre março de 2020 e março de 2025.

Leia mais: INSS: Se for preciso, União pode cobrir ressarcimentos, diz Tebet

Alerta

O INSS alerta que notificará vítimas de descontos somente pelo aplicativo Meu INSS e que não haverá contato por telefone, envio de SMS para celular. O INSS não tem intermediários.

Em caso de dúvida, ligue para central de teleatendimento 135. A central funcional de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Além disso, o órgão informa que o beneficiário pode acessar o aplicativo Meu INSS para facilitar que as notificações apareçam automaticamente em seu celular.

Como será o reembolso

Assim que o beneficiário informar que não autorizou o desconto, o INSS irá acionar a associação para que faça o pagamento e apresente documentação.

O instituto informa ainda que, o aposentado e pensionista não precisa apresentar qualquer documento.

Além disso, a associação terá 15 dias úteis para fazer o pagamento. As que não realizarem serão acionadas judicialmente.

Caso o beneficiário não consiga acessar o aplicativo Meu INSS para responder à notificação, é recomendável buscar ajuda em uma agência da Previdência Social.

É importante que os dados cadastrais estejam atualizados para garantir o recebimento correto da notificação. Além disso, os segurados devem ficar atentos a possíveis golpes, evitando fornecer informações pessoais fora dos canais oficiais do INSS.

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Leilane vilaça

Escritor e colunista

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