Ver galinhas convivendo entre humanos se tornou algo até comum para muitas pessoas. Até algum tempo atrás, acreditava-se que essa convivência havia se iniciado há 10 mil anos no Sudeste Asiático e na Índia, mas pesquisas recentes indicam que isso foi mais “recente” do que muitos imaginavam….
De acordo com um estudo conduzido por pesquisadores do Reino Unido, da União Europeia e da Argentina, a domesticação das galinhas começou há cerca de 3.500 anos, durante a chegada do cultivo de arroz ao sudeste asiático.
Para os autores da pesquisa, o início da domesticação das galinhas nessas regiões da Ásia faz sentido pelo fato de seu ancestral, a galinha-vermelha-da-selva (conhecida cientificamente como Gallus gallus), viver por lá. O cultivo do arroz, inclusive, teria sido o que atraiu os animais para a região.
Dessa forma, humanos e galinhas passaram a conviver de maneira harmoniosa desde então, iniciando um relacionamento que acabou se expandindo para outras regiões do mundo com o passar do tempo. Vale lembrar, por exemplo, que as rotas marítimas ajudaram bastante nesse processo, transportando os animais para outras regiões da Ásia, Oceania, Europa e África.