Com a alta da inflação no Reino Unido, supermercados locais começaram a colocar tags e outros dispositivos de segurança em itens do dia a dia, incluindo queijo, manteiga e fórmula láctea infantil. Consumidores estão documentando o novo procedimento nas redes sociais.
O motivo é a elevação no número de furtos de itens vendidos em supermercados, especialmente por causa da crise do custo de vida. Agora, os estabelecimentos estão estendendo o uso de dispositivos magnéticos de disparo de alarme, normalmente reservados para itens caros como bife, vinho e cosméticos, a artigos que eram mais baratos, mas que agora estão se tornando inacessíveis para muitos britânicos, contou o “Metro”.
Uma filial da Asda no nordeste da Inglaterra colou adesivos de segurança em potes de 750g de manteiga da marca Lurpak, ao preço de 6 libras (cerca de R$ 38,50).
O mesmo produto está sendo vendido por até 7,25 libras (R$ 46,60) em outros supermercados. O preço médio de um pote de 500g, agora 4,49 libras (R$ 28,85), aumentou um terço desde o ano passado.
Embalagens de 3,99 libras (R$ 25,65) de cheddar de marca própria da rede Aldi foram equipadas com etiquetas de bloqueio rígido. Muitos supermercados da rede Sainsbury estão etiquetando potes de leite Aptamil para bebês.
Em pesquisa com 2.584 compradores, 69% disseram que foram levados a furtar pelo aumento do custo de vida no país europeu.