4 curiosidades sobre o descobrimento do Brasil

No dia 22 de abril foi comemorado o Descobrimento do Brasil, mas você sabia que tem muitos historiadores que contrariam esse momento histórico do nosso país? Se você quer saber mais fatos curiosos sobre esse período, pode continuar a leitura que esse artigo foi feito para você!

Nele te passaremos 4 fatos que não são tão comentados nas aulas de histórias e que apostamos que te trará bastante novidade sobre o Descobrimento do Brasil.

O caminho até o Brasil

Vamos começar pelo tempo que essa expedição fez entre Brasil e Portugal, e sim, a viagem durou mais de um mês com 10 navios de grande porte e três caravelas, uma média de 1.500 pessoas. Hoje essa viagem de avião demora 9 horas em voos diretos.

Após uma longa viagem sem muitas dificuldades, segundo os historiadores, Cabral passou por Cabo Verde e logo depois partiram em direção ao Oceano Atlântico, o que na época era conhecido como Mar Longo, nome dado tipicamente ao Oceano Atlântico.

Segundo relatos de Pero Vaz de Caminha, no dia 22 de abril de 1500 os tripulantes avistaram uma terra com uma alta montanha, onde os próprios tripulantes denominaram como Monte Pascoal. Segundo os relatos, ao avistar um local “totalmente desconhecido” não houve aquele ar de encantamento e surpresa, algo que é estranho, tendo em vista que seria a primeira vez que os portugueses avistaram o Brasil.

Primeiro contato dos indígenas com os portugueses

No dia 22 de abril, Pedro Álvares Cabral e sua frota desembarcam na Bahia, em um local onde a principal tribo era Tupi-Guarani. Esse fato foi muito importante e seguro para Pedro e seus navegantes, tendo em vista que nessa região a tribo tinha um temperamento menos violento, algo que facilitou demais o contato entre os portugueses e os indígenas.

No primeiro contato, os indígenas da região ficaram vidrados nas roupas, pingentes e ouros. Alguns indígenas trocaram cocares por esses produtos nunca vistos por eles. Um fato bastante curioso foram os animais trazidos pelo portugues que os índios nunca tinham visto, como cachorros e galinhas.

Primeira rua do Brasil

A primeira rua do Brasil é localizada em Salvador, a Rua Chile, que no passado chamava-se Rua Direita dos Mercadores, foi criada em 1.549 por Tomé de Souza. Com 400m de comprimento e 466 anos, a via está sendo revitalizada e será transformada num complexo turístico. Depois de muitos anos após o Descobrimento do Brasil muitas ruas foram criadas pelo território todo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rádio 92.3fm