Um segredo ao preparar o peito de frango deixando a carne suculenta

O primeiro cuidado para não fazer um peito de frango seco começa com o descongelamento da carne. A forma certa de fazer isso é deixando o frango na geladeira até descongelar completamente, de forma a preservar seu sabor e textura.

Caso force o congelamento em temperatura ambiente ou mesmo no micro-ondas, a textura do frango pode mudar e a sua umidade fica comprometida. Aliás, essa dica serve para qualquer tipo de carne: a geladeira sempre é o método mais seguro.

Marinar é uma técnica da alta gastronomia que significa deixar o frango “curtindo” em um líquido com temperos para pegar mais sabor, ficar mais macio e úmido. Esse recurso é muito interessante para o peito de frango, justamente por ser um corte que tende a ficar seco com mais facilidade.

A combinação de temperos para a marinada pode variar conforme sua preferência.

Use ingredientes mais tradicionais, como suco de limão, mostarda, sal e pimenta. Ou até outras variações para sair da rotina, como o iogurte natural ou vinagre balsâmico. Deixe a carne de molho na marinada por pelo menos 15 minutos antes de preparar.

A espessura do peito de frango também influencia bastante no modo de preparo e, consequentemente, na sua suculência. Se preferir os peitos maiores e mais grossos, a dica é selar na frigideira, dourando as extremidades, e terminar a cocção no forno.

Essa é a melhor forma de atingir o ponto certo no interior do corte sem deixar a carne seca demais. Para isso, use a temperatura mais baixa do forno e deixe assar por cerca de 6 minutos.

Caso prefira filé mais fininhos, apenas a frigideira é o bastante para prepará-los de um jeito delicioso e suculento. Se o seu peito de frango estiver cortado em bifes mais finos, a dica é fritar usando uma frigideira grande. Deixe o utensílio esquentar bem antes de colocar a carne. Não coloque muitos bifes ao mesmo tempo para não atrapalhar a selagem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enky Maravilha