Panelas muito finas fazem a temperatura aumentar muito rápido, cozinhando demais nas bordas antes de cozinhar o interior. Então já sabe neh, use panelas grossas pra essa receita; Usar o fogo muito alto ou não misturar direito também podem levar ao creme empelotado.
Quando notar que os gruminhos começaram a aparecer, coloque a mistura no liquidificador e ligue. Bata até perceber que as “bolinhas” se dissolveram e que o creme está liso como deveria. Caso não esteja muito empelotado, dá até para bater na mão usando um fouet.
Se não quiser bater no liquidificador por muito tempo ou ainda sobrarem gruminhos, passe o creme por uma peneira. O utensílio vai reter os pedaços e deixar passar apenas a parte líquida. Com esses métodos você pode salvar qualquer creme empelotado sem afetar o sabor ou deixar o preparo líquido demais.
A última dica para consertar o creme empelotado é adicionar leite. Essa solução é melhor para receitas que empelotaram por causa da farinha, já que ajuda a dissolver os gruminhos dela. Mas prefira usar essa técnica em cremes que tenham leite na composição para não alterar o resultado final.