Governo pede à Anvisa liberação de vacina contra a varíola dos macacos

Na noite de terça-feira (23), o Ministério da Saúde protocolou junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o pedido de análise da vacina para a prevenção da varíola dos macacos, com a dispensa de registro.

“Na avaliação, a Agência irá considerar as diretrizes regulatórias estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 747, de 19 de agosto de 2022, e o fato de a Vacina Vírus Ankara Modificado, vacina jynneos, do fabricante Bavarian Nordic, ter sido avaliada por autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à Anvisa (AREE)”, informou a Anvisa.

A Agência acrescentou que, nessa análise, confirmará se as características essenciais da vacina são as mesmas aprovadas pela AREE, tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações, contraindicações, posologia, população-alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações.

O processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox, criada pela Anvisa e a decisão final será deliberada pela Diretoria Colegiada da Agência.

Leia mais

1Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Maranhão

2Queiroga afirma que Ministério da Saúde vai comprar 50 mil vacinas contra varíola dos macacos

3Ministro da Saúde afirma que Brasil terá antiviral para tratar varíola dos macacos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes