Uma jornalista da CNN Brasil afirmou, durante o telejornal CNN Novo Dia, na manhã desta quinta-feira (8), que na bandeira do Brasil está escrito a frase “Independência ou Morte”. A responsável pela gafe foi a analista política Basília Rodrigues, que confundiu a declaração de Independência de Portugal proferida pelo então imperador dom Pedro I, às margens do Ipiranga, no dia 7 de Setembro de 1822, com a frase verdadeira que consta no símbolo nacional, “Ordem e Progresso”.
A gafe foi cometida ao vivo, o que levou a emissora a emitir uma errata ao fim da programação. A comunicadora errou enquanto apontava as falas do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao discursar nas manifestações do 7 de Setembro.
“O presidente estreou um capítulo novo na campanha à presidência da República, o da hipersexualização, falando de aspectos sexuais em seu discurso da Independência (…) O que chama a atenção é que o presidente, a exemplo de todos nós, sabe que na bandeira brasileira está escrito independência ou morte, e não impotência é morte”, expôs Brasília.
Internautas perceberam o erro e rapidamente o vídeo repercutiu nas redes sociais, especialmente no Twitter. Um dos nomes a comentar o ocorrido foi o jornalista e comentarista Milton Neves. De forma irônica, o comunicador esportivo questionou o teor da declaração.
“Independência ou morte?”, escreveu.