A nova tecnologia 5G com velocidade ultrarrápida chega na capital maranhense
Nesta segunda-feira (19), em São Luís, a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), libera a ativação do 5G puro, a nova tecnologia terá a faixa 3,5 gigahertz (GHz), com uma conexão mais veloz. A partir desta segunda, outras seis capitais também terão a liberação e ativação 5G, que são : Boa Vista, Maceió, Cuiabá, Aracaju, Teresina e Campo Grande.
A decisão foi aprovada em reunião com o Grupo Gaispi, grupo da Anatel responsável pela criação 5G puro, que promete estabilidade e velocidade na conexão. Outras 22 capitais também terão o lançamento até dia 27 de novembro e pode ser antecipado, o cronograma oficial da Anatel promete agilidade para instalações de antenas, instalação de filtros e distribuição de kits para TVs.
O 5G ou standalone como é chamada, promete uma nova era tecnológica, para ter acesso a rede móvel é necessário um celular com rede compatível e precisa estar em um bairro coberto pelo sinal. A maioria dos aparelhos já vem habilitados e não precisa a troca de chip.
A nova tecnologia já é oferecida para 15 capitais: Natal, Fortaleza, Recife, Florianópolis, Vitória, Palmas, Rio de Janeiro, Goiânia, Salvador, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, João pessoa, Belo Horizonte e Brasília.
As outras cidades maranheses neste primeiro momento tem o sinal restrito, apenas para alguns bairros. Mas, o edital de licitação prevê a ativação de uma antena 5G para cada 100 mil habitantes, esse número aumentará de acordo com o avanço da tecnologia.