Primavera em 2022 será marcada pelo fenômeno La niña

A estação será marcada por frentes frias e ar seco 

Na quinta-feira (22), Às 22;04 (horário de Brasília), deu inicío a primavera que irá durar até dia 21 de dezembro. A estação será marcada por frentes frias nas regiões Sul e Sudestes e o clima úmido até o Norte.

O fenômeno La Niña, produz resfriamento em alta escala, se caracterizando pelo registro de temperaturas abaixo da média na superfície. É um fenômeno natural,  que tem início no Oceano Pacifíco e se  aproxima da linha do Equador, afetando o clima em quase toda região da América do Sul.

Essa é a terceira primavera consecutiva que a temperatura é marcada pelo fênomeno natural La niña.

Na região Sul, tendência a frentes frias de forma oceânica, com influência nas áreas litorâneas, formando chuvas e abaixando as temperaturas. No Sudeste, as áreas próximas do litoral serão mais afetadas pelas frentes frias, como: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas regiões do Mato Grosso do Sul.

As alterações climáticas refletem no clima e agravam secas e inundações em todo o mundo.

Neste mês de outubro em São Paulo, a previsão é o aumento de chuvas  e as temperaturas ficam dentro da média em todo o estado, durante todo o mês. Em novembro terá a redução das chuvas e uma massa de ar fria atingirá o estado, deixando o clima seco por um longo período.

Em dezembro e novembro, as frentes frias podem acabar formando um corredor e umidade entre Sudeste e Norte no Espírito Santo, sendo responsáveis por períodos longos de precipitações volumosas no Centro-Oeste e em algumas partes do Pará, Tocantins e Bahia.

 

 

 

 

 

 

Amanda Rocha sob supervisão