Governo do Peru informa que 25 pessoas morreram em protestos

O Ministério da Saúde do Peru (Minsa) informou na segunda-feira (19) que 25 pessoas morreram nos confrontos ocorridos na última semana no país, mais de metade nas regiões sulistas de Ayacucho e Apurímac.

O último relatório oficial do Minsa, publicado no Twitter, detalhou que nove dos mortos foram noticiados em Ayacucho, seis em Apurímac, três em Cuzco, três em Junín, três em La Libertad e um em Arequipa.

Até esta segunda, outras 61 pessoas foram hospitalizadas como resultado dos confrontos entre manifestantes e forças de segurança, 18 delas em Ayacucho, 17 em Junín, 12 em La Libertad, cinco em Apurímac, cinco em Lima, duas em Ucayali e outras duas em Arequipa.

No entanto, 305 pessoas já tiveram alta do hospital, 56 delas em Apurímac, 47 em Ayacucho, 47 em Arequipa, 37 em Lima, 36 em La Libertad, 35 em Junín, 16 em Cuzco, 15 em Puno, 12 em Huancavelica e quatro em Ucayali.

A pasta afirmou ter mobilizado 59 profissionais de saúde, nove brigadistas e 16 ambulâncias e que está “constantemente acompanhando e gerenciando a informação que tem sido corroborada de forma fiável” em nível nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes