Com o propósito de fortalecer a valorização do trabalho de gestores(as), na função de incentivar e oferecer as condições necessárias ao desenvolvimento dos projetos voltados às novas práticas pedagógicas, o Instituto Alcoa, em parceria com a Interação Urbana e as Secretarias Municipais de Educação, realizou pela segunda vez o Reconhecimento de Melhores Práticas do Programa Ecoa Gestão.
Os participantes são coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) de Ensino Fundamental que atuam nos anos iniciais das escolas participantes do Programa Ecoa Gestão, nos municípios de Juruti (PA), Poços de Caldas (MG) e São Luís (MA).
As avaliações foram realizadas por uma equipe especializada, que selecionou os projetos educacionais que cada gestor(a) enviou, com base na originalidade, proposta educacional, pertinência do tema, prática de inclusão escolar, acolhimento das diferentes culturas, valores, crenças, entre outros critérios que pautam hábitos educacionais inclusivos, equitativos e de qualidade, conforme o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade.
No total, foram reconhecidas dez práticas dos três municípios. Em São Luís, o evento aconteceu no dia 29 de novembro e contou a presença da Secretária de Educação, Anna Caroline Marques Pinheiro Salgado. Em Poços de Caldas, no dia 8 de dezembro, com a participação do Vice-prefeito, Julio César de Freitas e Maria Helena Braga, Secretária de Educação. Já em Juruti, o reconhecimento ocorreu no dia 15 de dezembro e contou com a participação do Vice Prefeito, Fladimir Azevedo de Andrade e do Secretário de Educação, Wilson Marques Navarro Junior. No evento também foram entregues os certificados para participantes das formações de Língua Portuguesa, Matemática e Avaliação pelo Ecoa Formação, em parceria com o Cenpec.
Foi com muita alegria que o Instituto Alcoa reconheceu os seguintes gestores(as) de cada município pelos seus projetos educacionais:
Em São Luís (MA), Arlene de Sousa Melo Vieira, da UEB Evandro Bessa Estiva, com o Projeto A interdisciplinaridade com foco na recomposição de aprendizagem fortalecida na formação continuada nos anos iniciais; Luzinélia Ribeiro dos Remédios, da UEB Maria Alice Coutinho, com o Projeto Sustentabilidade na escola: práticas que fazem a diferença; Lana Dolores Cruz Cardoso Costa, da UEB Bandeira Tribuzzi, com o Projeto Gestão participativa: um caminho a ser trilhado; e Maria Raimunda Fraga dos Anjos, da UI Dra. Maria Alice Coutinho – Anexo Prof. Luiz Pinho Rodrigues, com o Projeto Proposta Pedagógica da Escola Luiz Pinho Rodrigues.
Em Poços de Caldas (MG), Juliana Maria Costa Mareca, da Escola Municipal José Raphael Santos Netto, com o Projeto Zé Netto visita Poços; Ana Maria Lobo de Carvalho, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, com o Projeto O conselho de classe numa nova abordagem; e Valmiria Dias de Carvalho, da Escola Municipal João Pinheiro, com o Projeto Por uma educação além dos muros da escola.
Por fim, no município de Juruti (PA), Suziane Guimarães, da Escola José Tancredi Junior, com o Projeto interdisciplinar com ênfase na recuperação da aprendizagem; Lídio Paz dos Santos, da EMEIF Antonio Moreira Rocha, com o Projeto Horta na escola: Instrumento ecoalfabetizador; e Jaira de Araújo Brelaz Leite, da Escola Batista Dilma Roosli, com o Projeto Viver escola: Ensinando a linguagem do amor.
No ano de 2022, o Programa Ecoa Gestão contribuiu para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental público, atuando junto às equipes das Secretarias Municipais de Educação e aos gestores escolares e coordenadores pedagógicos no apoio à implantação e monitoramento do Plano Estratégico e elaboração de Planos de Ação de gestão escolar nas unidades participantes. Ao todo, foram beneficiadas 107 escolas públicas brasileiras.
Para Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa, “a parceria entre o Instituto Alcoa, Secretarias Municipais de Educação e parceiros técnicos do Programa Ecoa – Interação Urbana e Cenpec – vem contribuindo para o desenvolvimento de novos saberes, práticas e o melhor uso dos recursos destinados à educação, sempre buscando melhorar o acesso, a permanência e a trajetória escolar de estudantes”.
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA) – a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em educação e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).