Plano diretor é aprovado em 1º turno pela Câmara de São Luís

Nesta quarta-feira (1), a maioria dos vereadores de São Luís aprovou o texto de atualização do plano diretor da capital. Foram 26 votos a favor contra 3 que rejeitaram a proposta. De acordo com o regimento interno da Casa, a matéria volta para apreciação daqui há 10 dias. O último Plano Diretor foi aprovado no ano de 2006 e teve vigência até 2016. As discussões para a aprovação do novo plano tiveram início em 2019, por meio do Projeto de Lei nº 174/19.

Durante a sessão, o vereador Gutemberg Araújo (PSC), relator da proposta na Câmara, apresentou o relatório final do Plano Diretor ao plenário e aos cidadãos ludovicenses. Ele informou que a comissão especial formada para analisar a proposta do plano trabalhou de forma intensa para apresentar o relatório.

“Os vereadores da comissão se dedicaram aos estudos para a análise do plano, que foram feitos diuturnamente. Nós não tínhamos dias, noites, sábados, domingos e não tivemos o carnaval, para estudar de forma profunda todo o plano diretor”, disse.

O parlamentar ressaltou que a comissão visitou outras cidades próximas e parecidas com São Luís para observar o grau de desenvolvimento desses municípios. “Nós voltamos estarrecidos em como São Luís está atrasada perante todas estas cidades, por conta da não apreciação do plano diretor, que já dorme há seis anos”, frisou.

Antes da aprovação, os vereadores usaram o curto expediente da sessão para declarar posição sobre o plano diretor.

Os vereadores discutiram entre si, mas no fim a maioria optou pela aprovação em primeiro turno da matéria.

A proposta volta a ser apreciada em segunda votação em 10 dias. Nesta votação serão incluídas as emendas dos vereadores. Até o momento, a comissão especial criada para analisar o plano diretor recebeu cerca de 60 emendas.

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes