No ano de 2022 a música gospel continuou sendo um dos gêneros mais escutados mundialmente. Aqui no Brasil, dentre várias canções, destacamos as que mais fizeram sucesso nesse último ano, bem como o número de streams e a certificação digital elegível de cada uma delas de acordo com a Pró-Música Brasil, além de considerar suas repercussões nas igrejas!
Deserto
Se tornando a maior revelação de 2022 para a música gospel, a cantora Maria Marçal conseguiu se destacar surpreendentemente com um cover da canção “Deserto”. A faixa, composta por Anderson Freire, foi gravada e lançada orginalmente pela cantora Arianne em 2013. Apesar de obter bons resultados na época, foi na voz de Maria que essa música alcançou números impressionantes em pouco tempo. Além de continuar sendo a mais consumida do gênero atualmente, a canção ultrapassou 80 milhões de visualizações com um único video no YouTube em apenas cinco meses de lançamento.
Bondade de Deus
Apesar de ter algumas versões em português, o hit “Godness Of God”, gravado e lançado originalmente em inglês pelo grupo de louvor norte americano Bethel Music, se destacou exponencialmente com o cantor Isaías Saad. Com uma letra que fala sobre ser grato e confiar da fidelidade de Deus, a música conquistou bastante o público e figura entre as mais tocadas nas igrejas no momento.
Sonhos de Deus
Com uma interpretação única, o cover de Gabriela Rocha na canção “Sonhos de Deus” foi uma das músicas gospel mais reproduzidas em 2022. A canção serviu como uma bela homenagem a autora e intérprete Ludmila Ferber, que faleceu no começo desse último ano. A faixa faz parte do projeto “Ecoar 2”, que trouxe outros clássicos da música gospel que marcaram gerações, como “Hino da Vitória” e “Águas Purificadoras”.
Por Causa Dele
Com uma performance marcante, Jessé Aguiar e Kellen Byanca entregaram o dueto mais bem sucedido de 2022 da música gospel em “Por Causa Dele”. A canção, que foi escrita por Jessé, exalta a paternidade de Deus, que não te faz desistir por mais que você queira. Muitas pessoas se identificaram com a mensagem da canção, o que contribuiu para que ela se tornasse viral e alcançasse números surpreendentes em poucos meses de lançamento.
Ruja o Leão
Representando como uma das canções mais tocadas nas igrejas nesse último ano, “Ruja o Leão” em uma versão única, que traz “Que Se Abram os Céus” como complemento, na voz de Isaías Saad e Nívea Soares, repercutiu bastante e impressionou com seus números nas plataformas de streaming.