Na terça-feira (31), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou em seu primeiro evento público desde que viajou aos Estados Unidos no fim do ano passado. Em sua fala, o ex-chefe do Executivo declarou que o novo governo Lula “não vai durar muito tempo” e defendeu que há pessoas injustiçadas nos processos relacionados aos atos do dia 8 de janeiro em Brasília.
Bolsonaro discursou em um encontro organizado pelo grupo Yes Brazil USA, que aconteceu em um centro de eventos em Orlando, na Flórida. Ao falar sobre o terceiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente disse que, se o governo petista mantiver a linha apresentada nos primeiros 30 dias, a nova gestão não terá vida longa.
“Pode ter certeza, em pouco tempo teremos notícias. Por si só, se este governo [Lula] continuar na linha que demonstrou nestes primeiros 30 dias, não vai durar muito tempo”, afirmou.
Bolsonaro, que é alvo de um inquérito sobre os atos do 8 de janeiro em Brasília, criticou a destruição que aconteceu durante as manifestações na capital federal, mas sustentou que há injustiças na apuração do caso. O ex-presidente defendeu que as condutas sejam individualizadas, mas apontou que os fatos não podem ser enquadrados como terrorismo.
” [Tem] muita gente sendo injustiçada lá. Aquilo não é terrorismo pela nossa legislação. Tem gente que tem que sim ser individualizada, invasão, depredação, e cada um que pague por aquilo que fez “, apontou
O ex-chefe do Executivo também disse ter dúvidas sobre o resultado das eleições de outubro do ano passado e declarou que fica “com uma interrogação” por causa de sua popularidade no último ano.
” Eu nunca fui tão popular [como] no ano passado. Muito superior a 2018. No final das contas, a gente fica com uma interrogação na cabeça”, pontuou.