Bolsonaro apresenta provas ao TSE de que teve menos inserções

Na noite de terça-feira (25), a campanha do presidente Jair Bolsonaro entregou, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as provas de que teriam sido exibidas menos inserções de rádio da propaganda eleitoral. De acordo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, Bolsonaro teve pelo menos 154 mil inserções a menos que a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os dados foram enviados ao TSE em um relatório. De acordo com um veículo de imprensa, um dos documentos cita oito rádios que teriam deixado de reproduzir inserções do candidato à reeleição. Entre elas estão: Bispa FM, de Recife (PE);Hits FM, de Recife (PE);Clube FM, de Santo Antônio de Jesus (BA);Extremo Sul FM, de Itamaraju (BA);Integração FM, de Surubim (PE);Povo FM, de Poções (BA);Povo FM, de Feira de Santana (BA); e Viva Voz FM, de Várzea da Roça (BA).

Além disso, o relatório traz os horários que as inserções de Lula teriam aparecido mais vezes do que as inserções de Bolsonaro. Além disso, a campanha de Bolsonaro explicou que levou o caso à Corte “em regime de urgência” e por isso só apresentaram dados parciais para comprovar a denúncia.

“Para que se aquilate a gravidade da irregularidade noticiada, a título exemplificativo, pôde-se comprovar, em pequena amostragem de oito rádios (nominalmente referidas), em apenas uma semana, significativa discrepância de 730 inserções, em desfavor da campanha do candidato peticionário”, aponta trecho do documento.

O TSE agora irá analisar o documento e tomar as devidas providências.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wemilly Moraes