O Brasil continua entre os países com pior desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), de acordo com os resultados da prova de 2022, divulgados nesta terça-feira (5) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Os testes avaliaram estudantes de 15 anos de 81 países ao redor do mundo em matemática, leitura e ciências. No caso do Brasil, os resultados médios foram quase os mesmos de 2018, com pontuações abaixo da média da OCDE nas três áreas, com variações “pequenas e, em sua maioria, não significativas”.
Na comparação entre os testes de 2018 e 2022, as pontuações do Brasil em matemática caíram de 384 para 379 pontos; em leitura, de 413 para 410; e em ciências, de 404 para 403.
Em matemática, apenas 27% dos alunos alcançaram pelo menos o nível 2 de proficiência, significativamente abaixo da média da OCDE (69%). E apenas 1% alcançou os resultados mais altos nessa área (níveis 5 ou 6), sendo que a média da OCDE é de 9%.
Em países asiáticos, como Singapura e Japão, o nível 2 foi alcançado por mais de 85% dos alunos.