Moradores de Ohio e de outros estados do leste dos Estados Unidos entraram em alerta sobre possíveis contaminações decorrentes do descarrilamento de um trem no dia 3 de fevereiro em East Palestine, no estado de Ohio, com uma carga tóxica de cloreto de vinila. O caso tem sido chamado de Chernobyl 2, em referência ao acidente nuclear que aconteceu em 1986 na União Soviética.
A comparação entre o ocorrido na Europa na década de 80 e o atual desastre em território norte-americano decorre do fato de que, em ambos os casos, os fatos foram relatados com atraso e a eles foi dada inicialmente pouca importância. Na época do ocorrido em Chernobyl, por exemplo, o governo soviético proibia qualquer menção ao que havia acontecido e, quando questionado, dizia que o caso era simples.
Já no atual ocorrido nos Estados Unidos, inúmeros cidadãos americanos, incluindo figuras públicas, acusam as autoridades de forçarem os recentes casos de óvnis abatidos sobre o território do país a figurarem nos noticiários como uma tentativa de desviar o foco do que está acontecendo na região do acidente com o trem.