Alguns remédios caseiros que ajudam a tratar a queda de cabelo são a babosa, o chá verde e o gérmen de trigo, porque estimulam a circulação de sangue e melhoram a nutrição no couro cabeludo.
Além disso, esses remédios caseiros também ajudam a fortalecer e hidratar os fios de cabelo, estimulando o crescimento e evitando a sua queda.
No entanto, se a queda de cabelo persistir mesmo com o uso desses remédios caseiros, é aconselhado consultar um dermatologista, que irá avaliar as possíveis causas da queda de cabelo e indicar o tratamento mais adequado.
1. Hidratante de babosa (Aloe vera)
A babosa (Aloe vera) é um excelente remédio caseiro para a queda de cabelo, porque atua na produção de colágeno, ajudando a fixar os fios de cabelo no couro cabeludo.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de babosa;
- 2 colheres (de sopa) de óleo vegetal (coco, jojoba ou gergelim).
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes em um pote e misturar bem com uma colher, ou espátula. Com os cabelos limpos, aplicar a mistura em todo o couro cabeludo limpo. Deixar agir por 10 a 15 minutos e depois remover a mistura com água fria e shampoo. Esse hidratante pode ser usado 1 vez por semana.
2. Chá verde
O chá verde é ajuda a tratar a queda de cabelo por ser rico em epigalocatequina-galato, um composto bioativo que inibe a 5-alfa redutase, que é a enzima que transforma a testosterona em di-hidrotestosterona no folículo piloso, enfraquecendo os fios e provocando a queda de cabelo.
Ingredientes:
- 1 xícara de água;
- 1 colher (de chá) de folhas de chá verde.
Modo de preparo:
Numa panela ou chaleira, ferver a água e, após apagar o fogo, adicionar as folhas de chá verde. Tampar a panela ou chaleira e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber o chá. Pode-se beber até 4 xícaras desse chá por dia e, de preferência, entre as refeições.
3. Massagem com alecrim
O óleo essencial de alecrim possui propriedades vasodilatadoras e antioxidantes, aumentando a circulação de sangue no couro cabeludo e ajudando, por isso, a combater a queda e estimular o crescimento dos cabelos.
Ingredientes:
- 3 gotas de óleo essencial de alecrim;
- 1 colher de sopa de óleo vegetal (abacate, jojoba ou gergelim).
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes em um recipiente e misturá-los bem. Com os cabelos lavados e úmidos, aplicar a mistura no couro cabeludo, massageando suavemente. Deixar a mistura atuar por até 8 horas e, após, lavar o cabelo com shampoo e água fria. Essa massagem deve ser feita pelo menos 1 vez por semana.
4. Vitamina com gérmen de trigo e cenoura
O gérmen de trigo é um alimento rico em zinco, um mineral que atua no fortalecimento, e desenvolvimento dos cabelos, promovendo o crescimento e evitando a queda de cabelos.
Já a cenoura tem boas quantidades de vitamina A, um nutriente que age no desenvolvimento e na manutenção da estrutura do cabelo e das glândulas sebáceas.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de gérmen de trigo;
- 1 copo de iogurte integral natural;
- 1/2 cenoura pequena;
- Mel à gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem, descascar e picar a cenoura. Colocar todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bater até ficar uma mistura homogênea. Pode-se beber essa vitamina pelo menos 1 vez na semana.
5. Chá de ginkgo biloba
O chá de ginkgo biloba ajuda a combater a queda de cabelo, por ser rico em ginkgolídeo e bilobalídeo, compostos bioativos que estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, estimulando o crescimento dos pelos. Conheça outras propriedades do ginkgo biloba.
Ingredientes:
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de ginkgo biloba;
- 1 xícara (de chá) de água.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma panela e, após apagar o fogo, adicionar as folhas de ginkgo biloba. Tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber em seguida. Pode-se beber até 3 xícaras desse chá por dia.
Tua Saúde