Como consertar zíper: 4 dicas para resolver o problema em roupas e acessórios

Poucas coisas são tão frustrantes quanto vestir a sua calça ou jaqueta preferida e perceber que o zíper emperrou. Ou não conseguir fechar uma bolsa porque o item está estragado. Mas será que dá para aprender como consertar zíper em casa e de um jeito fácil.

A resposta é sim – você não precisa descartar suas roupas e acessórios se o problema aparecer! Vale lembrar, aqui, que a solução vai depender do tipo de dano do zíper em questão, mas existem métodos eficientes que você pode tentar em casa para solucionar o dilema.

Técnica 1 – Como consertar zíper emperrado?

O zíper travou no trilho e não sai do lugar de jeito nenhum? Nessas situações, a primeira pedida (super simples) é apostar em um lubrificante.

Para movimentar o zíper, uma dica super inusitada é usar grafite de lápis como graxa natural. Primeiro, esfregue a ponta de um lápis n°2 para cima e para baixo nos trilhos. Em seguida, tente mover o deslizador do zíper nesse mesmo sentido (cima e baixo) até que ele se desloque suavemente pelos dentes do trilho.

Ainda não deu certo? Você pode tentar lubrificar com sabão líquido ou em pó de roupas. Para facilitar o processo, basta separar uma pequena quantidade de produto, colocar um pratinho com água ao lado e alguns chumaços de algodão (ou mesmo cotonetes!). Faça o seguinte:

Mergulhe o algodão no sabão líquido, molhando-o na água em seguida para diluir um pouco do produto;
Agora, passe a solução nos dentes do trilho, com destaque para a área em que o zíper está “emperrado”;
Após aplicar a solução, tente abrir o zíper, que pode se mover somente um pouco. Nesse caso, volte o puxador para a posição original e repita os movimentos até que ele se solte. Se preciso, aplique mais solução!

Técnica 2 – Como consertar zíper quebrado que “saiu do trilho”?

Se o zíper quebrou e saiu completamente do trilho, o processo é um pouco mais complexo e vai exigir certo cuidado. Mas não é impossível! Aqui, você vai precisar de um alicate de bijuterias e, caso não tenha guardado, um puxador e terminais novos de zíper (que podem ser facilmente encontrados em armarinhos).

Confira o passo a passo:

1. Comece retirando alguns dentes do zíper

Com o alicate, remova alguns dentes dos dois lados do zíper, começando da parte onde ele se quebrou.

Atenção: depois, esses espaços de tecido dos quais você vai remover os dentes serão utilizados para colocar os terminais do zíper (as extremidades do trilho).

2. Reposicione o puxador no zíper

Antes de tudo, para recolocar o puxador no trilho, é preciso saber como o zíper estava antes de ser quebrado. Se o zíper estava aberto no momento em que deu problema, coloque o puxador de cabeça pra baixo.

Se o zíper estava fechado, reposicione o puxador no sentido normal.

3. Encaixe o puxador nos trilhos

Para encaixar novamente o puxador nos trilhos, segure as extremidades do zíper pelo tecido e estique as duas partes até ouvir um “clique”. Com isso, o puxador vai deslizar e se encaixar certinho nos dentes do trilho mais uma vez.

4. Testando o funcionamento: deslize o puxador

Para ver se tudo está nos conformes, deslize o puxador do zíper para cima e para baixo, tomando cuidado para que ele não se desencaixe dos trilhos (afinal de contas, você ainda não recolocou os terminais nas extremidades!).

5. Hora de recolocar os terminais

Primeiro, um alerta: se você retirou os dentes da parte de cima do zíper, você deve recolocar terminais superiores. No outro caso, providencie terminais inferiores.

Para recolocar, posicione o terminal logo depois do último dente do trecho do zíper. Em seguida, aperte a peça no local com o alicate. Repita o procedimento de ambos os lados do trilho.

6. Finalize firmando as pontinhas dos terminais

Para evitar que as pontas dos terminais causem incômodo durante o uso da peça (caso se trate de uma jaqueta ou uma calça), empurre essas pontinhas para dentro do tecido com os dedos, firmando os terminais no lugar.

Técnica 3 – Como consertar zíper que não fecha?

Se o zíper da sua calça fica abrindo, é certamente uma situação bem chata! Nesse caso, porém, a solução costuma ser bem simples: em geral, o zíper não fecha porque há pouca aderência nos dentes e o puxador (que une os dois trilhos do zíper) não está tão ajustado quanto deveria.

Para consertar, use um alicate para apertar a base do puxador dos dois lados, tomando cuidado para não usar muita pressão (nesse caso, a peça pode ficar presa ou mesmo se quebrar). Para testar a eficácia do processo, a dica é ir pressionando suavemente e testar o fechamento do zíper até que ele se feche do jeito certo.

Se você testou diversas vezes e não obteve resultado, fique de olho: pode ser necessário substituir todo o zíper.

Técnica 4 – E se um fio de tecido entrou no meio do zíper?

Esse problema acontece muito em bolsas, quando um fio de tecido da parte interna se “enrosca” no trilho do zíper. Mas pode ocorrer também com calças e jaquetas!

Nessas situações, o fio impede o deslizamento normal do zíper – mas é um problema super simples de resolver. Com um palito de dentes, puxe o fio preso até que ele se separe do trilho do zíper.

Em seguida, corte o fio com uma tesoura e vá puxando os pedaços soltos que restarem dos dentes do zíper. Com a remoção de todos eles, voilà: o zíper deve voltar a funcionar como de costume!

 

 

 

 

 

 

LAVemCasa