Praticar esportes faz bem para a saúde e está mais que recomendado! Vale correr, caminhar, jogar bola, lutar, enfim, fazer a atividade física que mais combina com você. Tudo para botar os músculos (inclusive o cardíaco) em ação, liberar endorfina e suar a camiseta.
O problema é que o cheiro de suor não sai tão fácil da roupa. Ou pior, logo depois de lavar parece estar tudo cheirosinho, mas coloca no corpo e logo aquele ‘cece’ aparece de volta.
Em contato com o suor e ao permanecerem num ambiente propício, as bactérias começam a metabolizar algumas proteínas e ácidos graxos, soltando gases, esses sim com odores desagradáveis. Essa combinação é chamada de bromidrose. Se o cheiro provocado pela bromidrose é um problema muito recorrente, e o desodorante comum não consegue dar conta e atrapalha o seu dia a dia, vale a pena consultar um dermatologista.
Dicas de como tirar cheiro de suor da roupa
Congele as roupas para diminuir o mau cheiro
Outra forma rápida de interromper a multiplicação bacteriana é congelar as peças antes de lavar. Isso mesmo: se chegou correndo e não tem espaço para estender as peças, deixe num saquinho bem fechado dentro do freezer até a hora de lavar.
Na hora de lavar, prefira água fria
Para lavar suas roupas de ginástica, prefira água fria, pois ela preserva por mais tempo a cor e elasticidade dos tecidos e não exagere na quantidade de sabão. Lembre-se: mais espuma não significa mais limpeza. Pelo contrário, se a peça não for bem enxaguada, podem ficar resíduos de sabão nos tecidos favorecendo mofo. Por isso, use a quantidade indicada no rótulo.
Lave as roupas do avesso
Ao lavar as peças do avesso, a ação do produto vai direto na área que estava em contato com a pele, incluindo as costuras e linhas. Isso permite uma ação mais eficaz na hora de exterminar as bactérias causadoras do mau cheiro das roupas.
Além disso, ao lavar do avesso você também protege a cor do tecido por mais tempo e evita que bolinhas que se soltem de outras roupas grudem na sua peça fit.
Seque as roupas ao ar livre
Na hora de secar, prefira a secagem ao ar livre, na sombra ou conforme a etiqueta do produto. Na secadora, elas costumam ficar quentes e úmidas, um ambiente que favorece a proliferação das bactérias.
Ypê.com