A Coreia do Norte aprovou uma mudança na Constituição para classificar a Coreia do Sul como “Estado hostil”. As informações foram divulgadas pela agência de notícias estatal KCNA, nesta quarta-feira (16).
Os parlamentares norte-coreanos se reuniram na semana passada para discutir as mudanças. Na prática, a partir de agora a Coreia do Norte passa a reconhecer a Coreia do Sul como um país separado — e inimigo.
Em um comunicado divulgado nesta quarta-feira, a Coreia do Norte anunciou que tinha concluído uma operação para destruir rodovias e ferrovias que tinham ligação com o Sul.
As autoridades informaram que a ação é mais uma etapa concluída para a separação definitiva entre os dois países.
“Essa é uma medida inevitável e legítima tomada de acordo com a Constituição da Coreia do Norte, a qual define claramente a Coreia do Sul como um Estado hostil”, informou a KCNA.
Pyongyang também disse que o Ministério da Defesa está adotando todas as medidas para fortificar as fronteiras com o Sul. Nenhum outro detalhe foi informado.
Em janeiro, o líder Kim Jong-un havia determinado que a Assembleia Popular da Coreia do Norte aprovasse uma emenda na Constituição para excluir o objetivo de reunificação entre as duas Coreias.
A Coreia do Sul afirmou que vai continuar com os esforços pela reunificação, mas que responderá qualquer eventual agressão da Coreia do Norte.
G1.com